16ª Primavera de Museus é realizada com mesa redonda, Moçambique e congado em Patos de Minas
A edição deste ano traz o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias.
Foi realizado na noite dessa terça-feira (20) as apresentações da 16ª Primavera de Museus que acontecem em todo o Brasil. Em Patos de Minas não poderia ser diferente. Foi organizada uma mesa redonda com temas importantes nos dias atuais e também apresentações de Congado e Moçambique. A edição deste ano traz o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias.
Quem esteve presente no evento pode aprender um pouco mais sobre a emancipação dos negros após a independência além de um show de cultura e fé. De acordo com o diretor do museu, Alessander Freitas, a 16ª Primavera de Museus é um evento importantíssimo que Patos de Minas não poderia deixar de realizar. Segundo ele, o momento é pertinente para que as pessoas tenham mais conhecimento principalmente com as causas negras da nossa cidade.
Uma das apresentações ficou a cargo do grupo de Moçambique Estrela do Oriente. De acordo com a capitã do grupo, Michele Elis Betânia, a participação deles no evento só ressalta a importância de enxergar o outro. Ela disse ainda que eventos assim contribuem muito para “fortalecer a nossa cultura, a nossa tradição e acima de tudo a nossa resistência”, destacou Michele. Após a apresentação do grupo que aconteceu na praça Getúlio Vargas, todos os presentes foram para o teatro Leão de Formosa e participaram de uma mesa redonda.
A mesa foi composta por líderes negros da nossa cidade que falaram sobre a importância da cultura e também das dificuldades enfrentadas diariamente por eles. Alessander disse ainda que o respeito e a consciência são fundamentais para um mundo melhor e que a educação pode mudar o mundo.