A Universidade Federal de Uberlândia - Campus Patos de Minas - vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa para a melhoria da produção de cafés especiais na região do Cerrado. Esta iniciativa, denominada "Da semente à xícara" tem a parceria de grandes  cafeicultores e foi mostrada na prática neste final de semana com a "Vila Café" montada no Parque Municipal do Mocambo.

A Vila Café foi aberta ontem e permanece neste domingo (24), com o Espaço dos Sabores, onde funciona  uma espécie de open bar, em que os presentes podem  experimentar vários Cafés Especiais. A entrada é gratuita e quem gostar pode comprar o café na hora.

Também tem Espaço dos Saberes onde os presentes podem vivenciar várias palestras e pesquisas de interesse para produtores, coffee lovers e consumidores.

O Projeto "Da semente à Xícara" tem dado bons resultados. A própria UFU criou a sua própria marca de café especial, cuja receita é destinada para financiar a própria pesquisa. Os cafeicultores também têm colhido os frutos, podendo melhorar a qualidade de seus cafés. A Fazenda DB, que faz parte do Projeto, foi eleita como o melhor café para espresso do Cerrado Mineiro, no concurso mais importante do país.