A Catedral de Santo Antônio esteve lotada nesta manhã para as celebrações da Quarta-feira  Cinzas. A data marca também o início da Quaresma. Durante quarenta dias, fiéis fazem penitencias se preparando para a Páscoa.

O principal símbolo da celebração da Quarta-feira de Cinzas é a cruz feita de cinzas no alto da testa dos fiéis. “A imposição das cinzas o sinal da nossa fragilidade humana... As cinzas nos lembram que nós precisamos de Deus”, explicou o Padre Marcos Vinicius.

É comum, durante a Quaresma, que fiéis façam abstinências de carnes durante as quartas e sextas-feiras, porém de acordo com o padre, a igreja pede que sejam feitas abstinências todas as sextas-feiras do ano. “A abstinência de carnes é uma orientação da igreja para todas as sextas-feiras do ano, e não somente na Quaresma... A abstinência e jejum é uma orientação para quarta-feira de cinzas e sexta-feira da paixão. ”

A Quarta-feira de Cinzas também marca o início da Campanha da Fraternidade. Esse ano, o tema é Fraternidade e Amizade Social. “A iniciativa é de promoção da paz, de não violência e de reconciliação entre as pessoas”.