Começou na tarde desta terça-feira (12), as rodadas do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON), uma iniciativa do Governo de Minas, realizada por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). Evento busca aproximar empreendedores à rede de Supermercados Varejistas.

Nesta terça-feira (12) foi realizado um workshop em parceria com a Associação Mineira de Supermercados (Amis), no qual três supermercados da região estiveram presentes com informações sobre o processo de negociação e inserção de produtos em mercados. Os empreendedores que participaram do workshop tiveram a oportunidade de expor seus produtos para os varejistas. Na quarta-feira (13), acontecerão as rodadas de negócios do CMON, realizadas por meio da parceria com o Sebrae Minas, onde os pequenos negócios terão oportunidade de apresentar seus produtos para cerca de 30 compradores.


“O objetivo do CMON é aproximar as micro e pequenas empresas, seja cooperativas, microempreendedor individual, agricultura familiar e empresa de pequeno porte com a rede varejista de supermercados. ”, afirmou Eneila Loiola – Diretora de Promoção aos Pequenos Negócios e Empreendedorismo na SEDE.

Dados da Diretoria de Promoção aos Pequenos Negócios e Empreendedorismo, apontou que nos últimos anos, o perfil do CMON, é composto em 38,8% de microempresas, 18,2% de microempreendedores individuais, 14,3% de produtores rurais, 12,8% empresas de pequeno porte, e 9,2% de cooperativas e associações. “Em 2023 foram gerados mais de R$40 milhões em expectativas de negócios... em 2024 a expectativa é de que seja 10% a mais se comparado com o ano passado. ” Afirmou Eneila Loiola.