Um dia de devoção e valorização da cultura quilombola foi realizado nesse sábado (20) em Patos de Minas. Várias pessoas se reuniram na quadra do Cristavo e comemoraram o dia de São Sebastião da Boassara com palestras, rodas de conversa e muita música e conscientização.

De acordo com a diretora da comunidade, Elida de Abreu, esse é um momento muito especial e de extrema importância para a cultura preta e quilombola. Segundo ela São Sebastião é considerado o padroeiro da comunidade e toda a devoção começou a partir da adoração a imagem que ficava em uma capela no território. Ainda segundo ela, através das pessoas que frequentavam o local, foi possível descobrir ainda mais histórias sobre o santo que deu nome a comunidade.

Para esse dia festivo, foi preparado um almoço de angu a mineira que foi servido a todos os presentes. Além disso, foram preparadas uma série de apresentações como palestras, rodas de conversa, conscientização, folia, muita música e animação. Segundo Elida, momentos como este são essenciais para a valorização, a preservação e o enriquecimento da cultura quilombola em Patos de Minas.