A divisão entre a nova e a velha política que marcou a eleição da mesa diretora para o primeiro biênio desta legislatura já não existe mais, mas a tendência é de que a disputa pela presidência da Câmara Municipal de Patos de Minas continue sendo bastante acirrada. A diferença de agora é que a fidelidade partidária ou a determinado grupo político ficou para trás e os acordos individuais deram um nó na corrida pelo comando do Poder Legislativo.

O vereador Gladston Gabriel se antecipou e registrou logo sua chapa. Ele é o presidente, Mauri da JL o vice, Cabo Batista o segundo vice, Professor Delei o secretário e Carlito o segundo secretário. Gladston é irmão da vice-prefeita e ganhou o apoio declarado do prefeito Falcão. Repare que ele também trouxe nomes do grupo que era considerado adversário, mas perdeu apoio entre os seus.

Nos corredores da Câmara, há quem diga que pelo menos quatro vereadores que fazem parte do grupo do prefeito Falcão não apoiam a chapa de Gladston Gabriel. Aliás, são eles que articulam a criação de uma nova chapa para disputar a presidência da Câmara. Esse grupo inclusive teria aberto mão da cabeça de chapa para tentar ganhar a eleição.

Se no início do mês o que circulava era a possibilidade de chapa única, agora, os vereadores fazem as contas. Gladston, Mauri da JL, Cabo Batista, Professor Delei e Carlito, conta também com o apoio dos vereadores Nivaldo Tavares, Vicente de Paula, Padre Ezequiel e Itamar André.

Do outro lado estariam José Eustáquio, José Luiz, Willian de Campos, Vitor Porto, Professor Daniel, João Marra e Bartolomeu. A informação é de que a professora Beth ainda não declarou apoio.

A eleição está marcada para a próxima terça-feira (20). São apenas quatro dias, mas até lá muita coisa pode acontecer. As conversas não param e os vereadores sabem que, em se tratando de eleição na Câmara, acordos fechados podem ser desfeitos em um piscar de olhos.