Votorantim envia nota explicando secagem de quilômetros do Rio Santa Catarina em Vazante

A empresa reconhece que parte da secagem está dentro da propriedade da empresa e fala que a estiagem foi o que agravou o problema.

Vários quilômetros do rio se secaram com a depressão.

A Empresa Votorantim, que trabalha com a extração de minerais no Município de Vazante, enviou um anota na tarde desta sexta-feira (28) se posicionando a respeito da secagem do Rio Santa Catarina, ou Rio Catirina, como é conhecido, divulgada pelo Patos Hoje nessa quinta-feira (27). Leia mais! A empresa reconhece que parte da secagem está dentro da propriedade da empresa e fala que a estiagem foi o que agravou o problema.

Moradores relataram que uma dolina, uma espécie de buraco, se expandiu dentro do rio o que acabou engolindo a água do manancial. Vários quilômetros do rio se secaram com a depressão. Moradores suspeitam de que o trabalho feito pela Mineradora é que pode ter causado o problema. A reportagem teve uma grande repercussão em toda a região e nesta sexta-feira (28) a empresa se posicionou sobre o assunto. Veja a nota da Votorantim:

Nota de esclarecimento da Votorantim Metais

“Em função do período de estiagem que aflige todo o noroeste mineiro e parte da região central do Brasil, o rio Santa Catarina secou em cerca de 5 km. A Votorantim Metais confirma que 2,5 km se encontram no interior de sua propriedade.  Monitoramentos técnicos demonstram que no período hidrológico julho/16 - junho/17, o registro de chuvas é de apenas 55% da média alcançada nos últimos 10 anos. Tamanha irregularidade de chuvas agrava ainda mais a baixa disponibilidade hídrica do rio, acarretando trechos secos.

Quanto aos abatimentos de solo, eles são característicos do ambiente cárstico em que Vazante está situada, com a ocorrência de dolinas naturais. Especificamente em relação àquela mencionada na reportagem, ela pode se agravar em função dos processos erosivos atuantes no leito, sem interferência do processo minerário.

A Votorantim Metais informa, ainda, que a qualidade da água lançada no rio se encontra dentro de todos os padrões de normalidade definidos pelos órgãos ambientais, que fiscalizam regularmente as operações da empresa e estão acompanhando todos os processos relacionados ao Rio Santa Catarina. A Votorantim reforça seu compromisso de preservar o meio ambiente nas regiões onde opera, atuando de acordo com a legislação e regulamentos técnicos. Adicionalmente, a Companhia investe em aplicação de novas tecnologias, pesquisas, estudos e ações de melhoria e mitigação de riscos e impactos de decorrentes de suas operações.”

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais