Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Cemig registra 80 mil impedimentos de leituras por mês e orienta clientes como evitar a cobrança por média

A Cemig realiza, mensalmente, mais de 9 milhões de leituras de medidores em sua área de concessão para garantir o faturamento justo e correto dos seus clientes. Por isso, conceder o livre acesso ao medidor de energia da unidade consumidora é um dos principais deveres dos clientes e consta no contrato assinado com a distribuidora, conforme previsto na Resolução 1.000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Porém, atualmente, a Cemig registra cerca de 80 mil impedimentos de leituras por mês, o que representa quase 1% do total realizado. Mais de 80% desses impedimentos acontecem em função de imóvel fechado. Em caso de falha na tentativa da leitura, seja por imóvel fechado ou por não autorização da entrada do profissional da Cemig, a fatura é calculada pela média dos últimos 12 meses.

A gerente de Leitura da Cemig, Amanda Mascarenhas, explica o que é feito quando o procedimento não é realizado. “A Resolução 1.000 define que, nos casos de impedimento de leitura, a fatura seja gerada com base na média de consumo dos últimos 12 meses, o que pode levar o cliente a pagar um valor maior ou menor do que o consumo real registrado naquele mês, valor este que será compensado na fatura do mês seguinte. Em caso de três impedimentos consecutivos de acesso ao medidor, a unidade consumidora também estará sujeita a desligamento da energia, conforme a normativa da Aneel”, destaca.

Importante destacar que, em caso de imóveis novos ou alterações do local do padrão de entrada de energia, a Cemig exige a construção utilizando o modelo com o medidor apontado para a rua, para que não haja a necessidade de o leiturista entrar na unidade consumidora para obter os dados do equipamento. A única exceção a essa exigência são os prédios com mais de três unidades consumidoras.

Outro motivo que impede a realização de leitura é o fato de ter a presença de cão solto, na residência. A Cemig estima que, mensalmente, quase 600 medições deixam de ser realizadas por esse motivo. Dessa forma, é importante que o cliente esteja atento à data de realização da leitura para manter o animal preso nas datas previstas, permitindo a execução da leitura de forma segura, evitando, assim, possíveis acidentes.

Identificação e data da leitura

Para que a Cemig possa realizar os serviços necessários à continuidade do fornecimento, é importante que o cliente libere o acesso dos profissionais ao padrão de energia, onde o medidor, conhecido como "relógio", está instalado.

A informação da visita do profissional da companhia à unidade consumidora pode ser conferida na fatura anterior no campo “próxima leitura”, que fica localizado na parte superior da conta.

Para evitar dúvidas sobre o processo de leitura, o cliente deve estar ciente de que todos os profissionais que representam a Cemig utilizam crachá de identificação e uniforme, enquanto os veículos utilizados nas vistorias, inspeções ou manutenções possuem o adesivo "A serviço da Cemig".

“Em casos onde haja a necessidade de o leiturista entrar na residência ou estabelecimento comercial, a Cemig destaca que os profissionais são capacitados, treinados e autorizados para fazer a leitura no medidor. O leiturista deve estar uniformizado, com crachá, smartphone e a impressora para fazer o envio ou a impressão da fatura por e-mail”, destaca Amanda Mascarenhas.

Cliente pode enviar a leitura à empresa

Para evitar a cobrança pela média e até um possível desligamento, também é possível que o próprio cliente informe à Cemig a leitura do seu medidor.

Nos medidores mais antigos, com quatro ou cinco “reloginhos”, basta o cliente copiar a posição dos ponteiros e informar o número registrado. Importante destacar que, quando algum desses ponteiros estiver entre dois números, o cliente deve considerar sempre o de menor valor. Já nos medidores com números, sejam analógicos ou digitais, é só o cliente copiar a numeração na ordem em que os dígitos aparecem.

De posse do número, a leitura pode ser informada por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela companhia, como o aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS), a agência virtual Cemig Atende Web, o SMS (enviar um torpedo para o número 29810) e os aplicativos Telegram (@cemigbot direto no app) e Whatsapp (31 3506-1160).

Importante destacar que, mesmo com o envio da leitura, a Cemig deve fazer, eventualmente, a conferência do medidor. Para mais informações sobre o assunto, o cliente pode acessar, no portal da companhia, o endereço www.cemig.com.br/impedimentodeleitura .

Fonte: Ascom CEMIG

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

Após agressão de garoto à mãe, psicóloga orienta pais como controlar uso da internet pelos filhos

Veja mais