Visitadores Sanitários fazem trabalho de prevenção contra a dengue no Cemitério

O trabalho é feito anualmente após o Dia de Finados.


Eles percorrem cada uma das 5 mil sepultaras existentes no local avaliando o risco de proliferação dos mosquito
Visitadores Sanitários do Programa Municipal de Combate à Dengue dedicam a semana para um trabalho de prevenção no Cemitério Municipal de Santa Cruz. Eles percorrem cada uma das 5 mil sepúlturas existentes no local avaliando o risco de proliferação do mosquito transmissor da doença.

O trabalho é feito anualmente após o Dia de Finados. É que os vasos de planta levados pela população para homenagear aqueles que já morreram, nesta época de chuva e calor forte, acaba se transformando em criadouro para o mosquito aedes aegypti. Um trabalho de prevenção já foi feito com a perfuração dos vasos, mas ainda há muito o que fazer.

O primeiro passo é a retirada do lixo que pode acumular água. Uma montanha de materiais inservíveis é retirada diariamente. Em seguida, os visitadores sanitários observam os materiais que podem acumular água. Os vasos que não podem ser perfurados recebem uma espécie de produto que evita a proliferação do mosquito da dengue.

Com este trabalho de prevenção, o Programa Municipal de Combate quer manter os níveis de infestação lá embaixo. O último levantamento mostra um percentual de 0,4%, o que é considerado muito bom. O número de casos registrado este ano em Patos de Minas também é considerado baixo, foram apenas 39. Em 2011, foram mais de mil casos confirmados.

A educadora sanitária Flávia Nunes alerta, no entanto, que o trabalho deve continuar. Ela explica que 90% dos criadouros encontrados este ano estavam dentro das casas, em caixas d’água, bebedouros de animais e vasos de planta. Flávia pede a colaboração da população para que a cidade fique livre da dengue.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

GPS guia carreta carregada para a Praça Madrid e veículo para na av. Brasil

Veja mais

Operação com guindaste para substituir ar condicionado do Banco do Brasil interdita a principal rua da cidade

Veja mais

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

URT empata com Valério e está a uma vitória do acesso

Veja mais

Motocicleta clonada é apreendida durante operação da Polícia Rodoviária Estadual na BR 352

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais