Violeiros se mobilizam em busca de alternativas para resgatar o Festival Patos e Viola

O concurso musical que era realizado todos os anos durante a festa, foi excluído da programação dos 60 anos.

Músicos, compositores, violeiros e amantes da música sertaneja de raiz, que viam na Fenamilho uma boa oportunidade de preservar a cultura da moda de viola, estão se mobilizando para tentar resgatar o Festival Patos e Viola. O concurso musical que era realizado todos os anos durante a festa, foi excluído da programação dos 60 anos.

O Festival Patos e Viola é um projeto do museólogo João Otávio, que vinha sendo patrocinado através de Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Entretanto, este ano, a direção do Sindicato Rural informou que não houve tempo hábil para a captação dos recursos e, por isso, decidiu cancelar a realização do concurso musical.

A decisão do Sindicato Rural de pôr fim ao festival deixou os músicos, compositores e violeiros de Patos de Minas contrariados. Eles vêm se reunindo nos últimos dias em busca de alternativas para que o Festival Patos e Viola seja retomado no ano que vem. Segundo o tenente Primo, da dupla Rio Preto e Riachinho, a decisão de acabar com o festival trouxe inúmeros prejuízos para a cultura local.

No ano passado, o festival recebeu composições de nove estados brasileiros. Emissoras de rádio de alcance nacional destacaram a realização do concurso de música raiz em Patos de Minas. Além disso, o disco gravado a cada edição, com as melhores canções, era a oportunidade de garantir a permanência da música raiz.

Segundo o tenente Primo, os músicos patenses vão elaborar um documento que será encaminhado às autoridades do município cobrando o resgate do Festival Patos e Viola no futuro.

Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais