Vila Padre Alaor chega aos 60 anos com novos projetos e motivos para comemorar

A tradicional Vila Vicente completa, nesta sexta-feira (18), 60 anos de atividades em Patos de Minas.


A tradicional Vila Vicente completa, nesta sexta-feira (18), 60 anos de atividades em Patos de Minas.
18 de Janeiro é dia de festa para a Vila Padre Alaor. A entidade que se tornou referência no cuidado com os idosos está chegando à terceira idade. A tradicional Vila Vicente completa, nesta sexta-feira (18), 60 anos de atividades em Patos de Minas. A data é motivo de comemoração pelas conquistas alcançadas no passado e pelos projetos idealizados para o futuro.

No início, em Janeiro de 1953, era apenas uma casinha simples aberta para receber idosos carentes, abandonados pela família. A entidade mantida pela Sociedade São Vicente de Paulo cresceu junto com a demanda e com a vontade da população de ajudar. Novos voluntários surgiram e a Vila Padre Alaor pôde receber novos internos.

Hoje são 117 idosos morando na Vila Padre Alaor. A entidade oferece abrigo, comida, assistência médica, medicamentos, fisioterapia, apoio psicológico e social e carinho dos funcionários e voluntários. Quase todos os internos da Vila Vicentina são carentes e estão praticamente abandonados pelos familiares.

A falta dos parentes só é compensada pelo carinho dos voluntários, que não tem sido poucos. A campanha adote um idoso da Vila Padre Alaor recebeu mais de mil presentes, segundo o presidente do Dispensário São Vicente de Paulo, Ademar de Alcântara Perpétuo, que é quem administra a entidade. Aliás, ele fez questão de destacar a importância do trabalho voluntário.

Para manter a Vila Padre Alaor, a entidade gasta mais de R$ 100 mil por mês. O dinheiro vem da aposentadoria dos internos, principalmente, de doações da comunidade e da Campanha de Folias de Reis. Além disso, boa parte dos serviços oferecidos aos idosos é realizada por voluntários. Um exemplo são os 13 médicos que fazem atendimento gratuito na entidade.

E há espaço para mais gente segundo o presidente Ademar Alcântara. Ele destacou que a Vila Padre Alaor possui um salão de beleza bem montado que pode receber a doação do trabalho de profissionais da área. E quem não tem profissão pode ir até a Vila São Vicente oferecer um pouquinho de carinho e atenção, destacou o presidente.

A Vila Padre Alaor chega aos 60 anos cheia de planos para o futuro. Segundo o presidente Ademar Alcântara, a entidade tem projeto para construir uma nova unidade, adequada de acordo com os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para atender os idosos. O projeto já foi aprovado na Prefeitura e está dependente de liberação da ANVISA para ser iniciado.

A expectativa é de que obra seja iniciada ainda este ano para que a Vila Padre Alaor possa dar uma vida melhor e mais digna para os idosos de Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

GPS guia carreta carregada para a Praça Madrid e veículo para na av. Brasil

Veja mais

Operação com guindaste para substituir ar condicionado do Banco do Brasil interdita a principal rua da cidade

Veja mais

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

URT empata com Valério e está a uma vitória do acesso

Veja mais

Motocicleta clonada é apreendida durante operação da Polícia Rodoviária Estadual na BR 352

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais