Vigilância Sanitária reforça a fiscalização em empresas que distribuem água mineral na cidade

Os fiscais da Vigilância Sanitária estão atuando em diversos locais da cidade.

Os estabelecimentos que não cumprirem as determinações da RDC serão notificados. ( Foto: Ilustração )

O armazenamento, venda e transporte de água mineral são regulamentados por normas rigorosas. Mas existem empresas que insistem em descumprir regras estabelecidas pela Vigilância Sanitária. Fiscais do órgão têm realizado ações no intuito de prevenir, orientar e repreender comerciantes que não seguem as normas instituídas.

Os fiscais da Vigilância Sanitária estão atuando em diversos locais da cidade e os estabelecimentos que não cumprirem as determinações da RDC serão notificados. A ação tem como objetivo proteger os cidadãos dos riscos sanitários oferecidos, como a contaminação, impregnação de odores indesejáveis na água, entre outros.

De acordo com a RDC 173/2006, a água mineral deve ser exposta à venda somente em estabelecimentos comerciais de alimentos ou bebidas. Os galões de água devem ser protegidos da incidência direta da luz solar e mantida sobre paletes ou prateleiras, em local limpo, seco, arejado e reservado para este fim. Além disso, as embalagens retornáveis vazias não devem ser estocadas e/ou transportadas próximas a produtos saneantes, gás liquefeito de petróleo e outros produtos potencialmente tóxicos.

Segundo a Vigilância Sanitária, mesmo com as orientações já realizadas, alguns comerciantes têm insistido em realizar o armazenamento e transporte incorreto do produto. O órgão alerta que os estabelecimentos não autorizados devem retirar os produtos das instalações e os que possuem autorização devem se adequar às normatizações.

As empresas que trabalham com distribuição de água mineira que não cumprirem as determinações podem ser multadas, terem os estoques apreendidos e inutilizados, além do cancelamento do Alvará Sanitário e fechamento do estabelecimento.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

Fabiano Lucas critica cachês milionários de artistas e propõe união de prefeitos para não contratar shows caros

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais