Vídeo mostra homem apontando arma para manifestantes em Patos de Minas
Organizadores da carreata informaram que vão levar o caso para as autoridades.
O Patos Hoje recebeu neste domingo (30), Dia do 2º Turno das Eleições Presidenciais, um vídeo em que mostra um homem apontando uma suposta arma de fogo contra apoiadores do candidato Luís Inácio Lula da Silva. Organizadores da carreata informaram que vão levar o caso para as autoridades.
O fato aconteceu na esquina da Avenida Paranaíba com a Rua Barão do Rio Branco, região central da cidade. Apoiadores do candidato Lula passavam em carreata quando o homem de arma em punho aponta em direção aos manifestantes. É possível ver que ele chega a simular um disparo. Uma mulher acompanha o idoso na sacada do prédio e parece tentar contê-lo.
O vídeo foi compartilhado por diversas vezes em grupos de whatsapp e ganhou uma grande repercussão. Os organizadores da manifestação ocorrida neste sábado (29) irão levar o fato para as autoridades tomarem as devidas providências. Eles dizem que este tipo de situação impediu que muitos se manifestassem em Patos de Minas.
A Resolução TSE nº 23.669/2021 proíbe que pessoas portando armas de fogo – sejam elas civis, ainda que tenham porte de arma, ou integrantes das forças de segurança que não estejam em serviço junto à Justiça Eleitoral – se aproximem a menos de 100 metros das seções eleitorais. A exceção será apenas o momento em que agentes de segurança em atividade geral de policiamento no dia das eleições forem votar.
A norma também já era prevista no artigo 141 do Código Eleitoral. O descumprimento à regra pode acarretar prisão em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, previsto nos artigos 14 e 16 da Lei 10.826/2003, o Estatuto do Desarmamento, sem prejuízo da imputação do crime eleitoral correspondente.