Vídeo mostra grupo de capivaras transitando pelo Centro de Patos de Minas

Alguns deles já foram capturados pelo Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Meio Ambiente.


Um grupo de capivaras foi flagrado caminhando pelo Centro de Patos de Minas. Os animais foram gravados por um motociclista durante a madrugada desta quarta-feira (06). Alguns deles já foram capturados pelo Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Meio Ambiente.

O vídeo foi gravado pelo motociclista Gustavo Emannoel, por volta das 4h40. Segundo ele, foram vistas 5 capivaras na Rua Ana de Oliveira, na região do Mercado Municipal. Ele disse que depois elas desceram em direção ao Córrego do Monjolo.

O Corpo de Bombeiros contou que começou o trabalho para capturá-las ainda de madrugada e o trabalho foi até de manhã. Duas delas foram capturadas na Rua Virgílio Borges. A Polícia Militar de Meio Ambiente continua o trabalho para capturar os animais e levá-los até seu habitat natural.

Por volta das 13h30, a Polícia Militar Ambiental capturou outra capivara em um lote vago na Rua Ana de Oliveira, em frente à Escola Estadual Cônego Getúlio. O animal deu trabalho para os policiais. Eles usaram uma rede e tiveram que esperá-lo cansar para conseguir tirá-lo do local. Ivander José Ribeiro, conhecido como Ronivon, funcionário da Superintendência Regional de Saúde, contou que viu o animal caminhando pela rua por volta das 9h30.

Segundo ele, a capivara entrou no lote vago por uma abertura da grade, podendo ter se machucado, e se escondendo nos fundos do imóvel. Ela, que segundo ele pode estar prenha, foi capturada pelos militares e levada para uma área ambiental. “Ela está muito grande. Acho que ela pode estar esperando filhotes e fugindo de alguma queimada”, disse.

As capivaras, que tem o costume de andar em grupos, podem ter chegado ao centro da cidade realmente fugindo de alguma queimada ou por ter tido as moradas destruídas. Segundo especialistas, o habitat natural das capivaras são os corpos de água permanentes, ou seja, margens de rios e lagos, áreas alagáveis e próximo a represas. A água serve como esconderijo e proteção contra os predadores naturais, além de ser utilizada para a reprodução. Esses animais possuem pequenas membranas entre os dedos, que ajudam no nado. Com isso, a espécie desenvolveu uma forte relação com a água.

As capivaras são animais herbívoros, alimentando-se de capim, grama, ervas e vegetação aquática. Elas podem medir até 1,20 m e pesar até 80kg, vivendo em média 15 anos. O período de gestação é de 5 meses e nascem, em média, 5 filhotes. O macho atinge a maturidade entre 15 e 24 meses de idade, enquanto que as fêmeas alcançam essa maturidade com idade entre 10 e 12 meses.


Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais