Vídeo mostra a evolução da produção de leite e como Patos de Minas chegou ao 2º lugar no país

O Estado é o maior produtor do país, com média de quase 9 bilhões de litros e Patos de Minas ocupa o segundo lugar na produção leiteira nacional, com média de quase 200 mil litros de leite por dia.

O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo e isso se deve em muito à capacidade dos produtores de Minas Gerais e de Patos de Minas. O Estado é o maior produtor do país, com média de quase 9 bilhões de litros e Patos de Minas ocupa o segundo lugar na produção leiteira nacional, com média de quase 200 mil litros de leite por dia.

Um vídeo produzido pela CityGlobe Tour, com dados do IBGE, mostra a evolução das 20 cidades maiores produtores de leite do Brasil a partir do ano de 1974. O crescimento da produtividade impressiona. Naquele ano, Patos de Minas produzia média de 18.034 litros de leite dia e ocupava a 9ª posição no país. Seis anos depois, em 1980, a produtividade diária chegou a 28.979 litros dia, mas a posição no ranking nacional caiu para 11º. Patrocínio havia evoluído mais e alcançado a 6ª posição nacional com média de 30.200 litros dia.

Incentivados por entidades como a Coopatos, os pecuaristas patenses continuaram melhorando o rebanho e aumentando a produção, iniciando a década de 90 com produtividade de 39.591 litros de leite dia. Naquele ano, o município de Ibiá já havia surpreendido a todos, alcançando produtividade de 42 mil litros de leite dia e a 5ª posição nacional. Mas Patos de Minas continuou crescendo de maneira sólida, chegando a produção de 50.990 litros de leite dia em 1995 e a oitava posição nacional.

A instalação da Cemil em Patos de Minas em 1997 impulsionou ainda mais a produção leiteira. Em 2000, a produtividade de leite no município alcançou a marca de 68.486 litros de leite dia e a 5ª posição nacional. Patrocínio, também influenciado pela chegada da Cemil, saltou para 70.339 litros de leite dia e chegou à segunda posição no ranking nacional. A esta altura, o município de Castro já liderava a produtividade leiteira no país.

Em 2007, Patos de Minas alcançou a melhor posição no ranking nacional. Com a produtividade ultrapassando a marca de 100 mil litros de leite dia, o município alcançou o segundo lugar no país, atrás apenas do município de Castro. Em apenas três anos, a produção de leite aumentou mais de 40% em Patos de Minas, chegando a uma média de 143 mil litros de leite dia.

Em 2012, a vice-liderança no ranking nacional chegou a ser tomada pelo município de Morrinhos, mas no ano seguinte Patos de Minas retomou a segunda posição, que mantem até hoje. Em 2019 os produtores patenses alcançaram a marca de 195.828 litros de leite por dia. A região também possui outros grandes produtores no ranking nacional, como Patrocínio (4º), Coromandel (5º), Lagoa Formosa (7º), Carmo do Paranaíba (10º), Unaí (11º), Rio Paranaíba (16º) e João Pinheiro (17º), formando assim a maior bacia leiteira do Estado e uma das maiores do país.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais