Vice-governador Antônio Andrade recebe lideranças patenses e lista de reivindicações

A missão, coordenada pela Fiemg Regional Alto Paranaíba, teve o objetivo de reforçar as 11 demandas principais apontadas para o desenvolvimento de Patos de Minas e da região.

Lideranças entregaram a lista de demandas para Patos de Minas e região.

O vice-governador Antônio Andrade se reuniu com representantes de entidades de classe de Patos de Minas. A missão, coordenada pela Fiemg Regional Alto Paranaíba, teve o objetivo de reforçar as 11 demandas principais apontadas para o desenvolvimento de Patos de Minas e da região, dentro da Agenda Estratégica. “Enfatizamos que, ao realizar ações estabelecidas no projeto, o Governo de Minas irá beneficiar toda a região”, comentou o presidente da Fiemg Regional, João Batista Nunes Nogueira.

Integraram a comitiva, além do presidente da Regional, o presidente da Assenge, José Carlos Borges dos Reis; o membro do Conselho Estratégico da Indústria, Sérgio Vita e o integrante do Grupo APL Diamante Alto Paranaíba, Francisco de Assis Ribeiro.

As demandas defendidas foram:

1.     Implementar em Patos de Minas, um Centro de Excelência que permita a integração de todas as Universidades, Faculdades, Estações Experimentais, Laboratórios e Escolas Técnicas, nas áreas de vocação da região, em especial, do agronegócios;

2.     Implementar o Estudo em Tempo Integral em todas as Escolas Estaduais no Município, o que muito contribuirá com a Educação, a Cidadania e a Segurança, hoje e no futuro;

3.     Criar e implementar um Programa de Capacitação Profissional Mineiro no modelo do PRONATEC;

4.     Implementar a Rodovia MGC-352 Arapuá – Tiros;

5.     Formalizar demanda para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para realização das obras de ampliação do aeroporto de Patos de Minas, elevando sua categoria para a de Aeroporto Regional com terminal de passageiros e de cargas perecíveis (frutas e carnes);

6.     Implantar um Porto Seco com terminal rodoferroviário em Patrocínio – MG;

7.     Implantar uma Regional da SUPRAM em Patos de Minas para atender a todo o Alto Paranaíba;

8.     Regulamentar a exploração de Gás não Convencional no Estado, ação pioneira que muito contribuirá para colocar Minas mais uma vez, no topo das soluções energéticas para o País;

9.     Implementar a Rede de Urgência e Emergência da Saúde na Região Noroeste;

10.   Desburocratizar os processos de Licenças Ambientais, adequando-os aos padrões de exigências da União.

11.   Incluir nos Programas Estratégicos de Desenvolvimento Setorial, as cadeias produtivas do Café, Hortifrúti e Grãos, lembrando que estes setores já possuem excelência produtiva no campo, estão bem organizados em Cooperativas e Associações, já existindo produtos com Certificado de Origem, com Indicação Geográfica, Indicação de Procedência, Denominação de Origem (Café do Cerrado) ou Marca de Origem Territorial (Região de São Gotardo - Hortifrúti).

João Batista informou ainda que foi reforçada a importância do Projeto do Gás, denominado Novo Gás Oeste, que liga Queluzito a Uberaba. “Esse é um projeto estratégico para o Estado, com intuito de buscar a regulamentação do gás não convencional para o Noroeste, Alto Paranaíba e outras regiões do Estado”, disse. Ele ressaltou também, a importância do Governo de Minas apoiar a construção do gasoduto Queluzito e Uberaba, que em sua opinião irá mudar o perfil econômico de Minas Gerais.

Foi solicitado também, o apoio e fortalecimento do Escritório do DNPM em Patos de Minas, órgão fundamental para o desenvolvimento de setores potenciais na região.

Com relação aos projetos de saúde, reforçou o pedido de unificação da rede de urgência e emergência e o fortalecimento do serviço de alta complexidade nos Hospitais Regionais, com destaque para o HRAD e Hospital Hélio Angotti, para que não se perca recursos para outros estados e possa atender a população nos tratamentos específicos.

A comitiva visitou ainda, em Belo Horizonte, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso e o presidente da Gasmig, Eduardo Andrade.

​Fonte: Ascom da Fiemg

Últimas Notícias

Mais de 3 mil candidatos realizam as provas do Vestibular 2025 do Unipam neste domingo

Veja mais

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais