Vereadores vão fiscalizar terrenos doados a empresas e entidades nos últimos anos

Para receber as doações, as empresas e entidades têm que cumprir a legislação.

Os vereadores Itamar André, Isaias Martins e Dalva Mota, membros da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal de Patos de Minas, vão fiscalizar os terrenos doados pela Prefeitura nos últimos anos. Para receber as doações, as empresas e entidades têm que cumprir a legislação e um levantamento realizado pelo Legislativo aponta para a existência de irregularidades em boa parte dos imóveis.

A suspeita surgiu após o envio de dois Projetos de Lei à Câmara Municipal para a regularização de dois imóveis. Em um deles, a empresa que recebeu a doação encerrou as atividades e, ao invés de devolver o terreno para a Prefeitura, vendeu para outra empresa, que também já vendeu. O 3º dono é que está tentando regularizar a situação. O mesmo aconteceu com outro imóvel na cidade.

Ao receber a doação de um imóvel da Prefeitura, a empresa ou entidade não pode vender, não pode penhorar e nem permutar o bem no prazo de 10 anos. Neste período, o beneficiário também não pode ser extinto, ter decretado falência ou encerrado as atividades. Se as normas forem descumpridas, a doação deve ser revertida novamente ao município. Mas na prática, não é isso que acontece.

Nos últimos 14 anos, a Prefeitura de Patos de Minas doou exatamente 124 terrenos para empresas e entidades, de diversos tamanhos e em diferentes pontos da cidade. Para os vereadores, em boa parte das doações, as regras não foram cumpridas. Existem casos conhecidos na cidade como o da Rheen Metalúrgica, que funcionou apenas alguns meses e da Coca Cola.

O levantamento dos terrenos doados pela Prefeitura já está praticamente pronto. A partir de agora, os vereadores iniciam o processo de investigação. Todos os imóveis doados nos últimos 10 anos devem ser fiscalizados. Aqueles que estiverem irregulares devem sofrer processo de reversão para o município.

Últimas Notícias

Com casa tomada por esgoto há três dias, morador se revolta e cobra providências da Copasa

Veja mais

Operação do GAECO mira grupo criminoso que emitiu notas ficais falsas que ultrapassam R$136 milhões

Veja mais

Ibiza Veículos 32 anos! o Feirão que marcou a história da Ibiza Veículos

Veja mais

Caminhão carregado com pimentão perde o freio na serra da Catiara e tomba às margens da BR146

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária encontra moto furtada em Lagamar jogada às margens da MGC 354

Veja mais

Garotinho que sonha em ser policial militar recebe visita surpresa na comemoração do aniversário

Veja mais