Vereadores aprovam projeto de lei que prevê multa a usuários de drogas, em Patos de Minas

Ao todo, 14 vereadores aprovaram o projeto.

A Câmara Municipal de Patos de Minas aprovou o projeto de lei n°5887/2024 que impõe multa para pessoas que foram flagradas consumindo drogas em locais públicos. O projeto foi aprovado durante reunião ordinária, nesta quinta-feira (24). Ao todo, 14 vereadores aprovaram.

O projeto tramitou por mais de um ano na Câmara de Patos de Minas. Durante esse período, foi realizada, inclusive, uma audiência pública com representantes de órgãos de segurança pública. Segundo a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal, o projeto de lei prevê multa de 100 UFPM, o que representa atualmente R$557,00, para pessoas que forem flagradas consumindo drogas em locais públicos. O projeto considera como locais públicos:

- as avenidas;

- as rodovias;

- as ruas;

- as alamedas, servidões, caminhos e passagens;

- as calçadas;

- as praças;

- as ciclovias;

- as pontes e viadutos;

- as áreas de vegetação;

- o hall de entrada dos edifícios e estabelecimentos comerciais que sejam conexos à via pública e que não sejam cercados;

- os pátios e estacionamentos dos estabelecimentos que sejam conexos à via pública e que não sejam cercados;

- a área externa dos campos de futebol, ginásios de esportes e praças esportivas de propriedade pública;

- as repartições públicas e adjacências.

Caso o mesmo usuário for reincidente, será aplicada uma segunda multa, no valor de 200 UFPM, atualmente R$1.114,00. Este mesmo valor será aplicado para os que forem flagrados em: estabelecimentos de ensino ou hospitalares; sedes de entidades estudantis, sociais culturais, recreativas, esportivas ou beneficentes; locais de trabalho coletivo; em locais onde estão sendo realizados espetáculos ou diversões; em locais de serviço de tratamento de dependentes químicos; próximo a unidades militares ou policiais, além de meio de transportes e praças.

O projeto de lei ainda prevê que cabe ao município firmar convênio com a Polícia Militar, ou outros órgãos públicos. Caso o infrator aceite, voluntariamente, realizar o tratamento da dependência, a multa será suspensa.

Ao todo, foram 14 votos favoráveis ao projeto. Apenas Brenda Evellyn e Júlio César, que precisou sair para fazer uma prova na faculdade, não exerceram o voto. O presidente da câmara, Cabo Batista, também não votou, ele somente votaria se houvesse um empate. Agora cabe ao prefeito, Luís Eduardo Falcão, sancionar o projeto de lei.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais