Vereador vai a Brasília ver situação de processo da UFU e notícia desanima

O vereador Francisco Frechiani foi a Brasília nessa segunda-feira (25).


Francisco Frechiani - Vereador

O vereador Francisco Frechiani foi a Brasília nessa segunda-feira (25). O objetivo foi saber como está o andamento do processo movido pelo Ministério Público Federal, envolvendo a Universidade Federal de Uberlândia e os doadores do terreno onde estava sendo construído o campus da UFU em Patos de Minas. A notícia foi desanimadora.

De acordo com o parlamentar, foi muito bem recebido na 6ª turma do Tribunal Regional Federal da 1ª região, porém saiu com uma sensação nada positiva. Francisco Frechiani informou que chegaram mais de 11 mil processos para serem julgados e, na audiência dessa segunda, estava sendo analisado um processo de 2002.

Ele solicitou o julgamento mais rápido, mas isso não deve acontecer. O parlamentar disse que não há como prever uma data, contudo ele acredita que a decisão não deve sair em pouco tempo. O vereador pediu que as autoridades se unissem para conseguir força para resolver a situação. Para ele, a única forma de solucionar o impasse é mesmo com o julgamento.

Entenda o processo

Dentre alguns terrenos oferecidos para doação, o Conselho Universitário da UFU escolheu o situado na região dos 30 Paus onde seria de propriedade de familiares da ex-prefeita Béia Savassi. O Ministério Público Federal moveu uma ação civil pública questionando a doação do terreno e requerendo a anulação do ato e a realização de uma licitação na forma que a lei exige.

A Justiça Federal anulou a doação quando as obras de construção do prédio da UFU já estavam em andamento e, desde o final do ano passado, as obras estão paradas, aguardando uma decisão que deve ser dada pela 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, cujo relator é o desembargador Carlos Moreira Alves.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais