Vereador vai a Brasília ver situação de processo da UFU e notícia desanima

O vereador Francisco Frechiani foi a Brasília nessa segunda-feira (25).


Francisco Frechiani - Vereador

O vereador Francisco Frechiani foi a Brasília nessa segunda-feira (25). O objetivo foi saber como está o andamento do processo movido pelo Ministério Público Federal, envolvendo a Universidade Federal de Uberlândia e os doadores do terreno onde estava sendo construído o campus da UFU em Patos de Minas. A notícia foi desanimadora.

De acordo com o parlamentar, foi muito bem recebido na 6ª turma do Tribunal Regional Federal da 1ª região, porém saiu com uma sensação nada positiva. Francisco Frechiani informou que chegaram mais de 11 mil processos para serem julgados e, na audiência dessa segunda, estava sendo analisado um processo de 2002.

Ele solicitou o julgamento mais rápido, mas isso não deve acontecer. O parlamentar disse que não há como prever uma data, contudo ele acredita que a decisão não deve sair em pouco tempo. O vereador pediu que as autoridades se unissem para conseguir força para resolver a situação. Para ele, a única forma de solucionar o impasse é mesmo com o julgamento.

Entenda o processo

Dentre alguns terrenos oferecidos para doação, o Conselho Universitário da UFU escolheu o situado na região dos 30 Paus onde seria de propriedade de familiares da ex-prefeita Béia Savassi. O Ministério Público Federal moveu uma ação civil pública questionando a doação do terreno e requerendo a anulação do ato e a realização de uma licitação na forma que a lei exige.

A Justiça Federal anulou a doação quando as obras de construção do prédio da UFU já estavam em andamento e, desde o final do ano passado, as obras estão paradas, aguardando uma decisão que deve ser dada pela 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, cujo relator é o desembargador Carlos Moreira Alves.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais