Vereador propõe proibir contratação de pessoas condenadas por maus tratos a animais no serviço público

A proposta já está tramitando na Câmara de Patos de Minas e deverá ser levada a votação na reunião ordinária desta quinta-feira (24).

Um Projeto de Lei de autoria do vereador José Eustáquio Faria Júnior propõe a proibição da contratação de pessoas condenadas por maus tratos aos animais no serviço público municipal. A proposta já está tramitando na Câmara de Patos de Minas e deverá ser levada a votação na reunião ordinária desta quinta-feira (24).

“A presente proposta legislativa tem como objetivo vedar a nomeação, contratação ou admissão de pessoas condenadas por crimes de maus-tratos a animais, no âmbito da Administração Pública Municipal de Patos de Minas. Trata-se de uma medida de caráter moral, social e preventivo, que reafirma o compromisso do Município com os princípios constitucionais da ética, da moralidade administrativa e da proteção ao bem-estar animal”, justifica o vereador.

José Eustáquio argumenta que violência contra os animais é um problema recorrente no Brasil, sendo tipificada como crime no artigo 32 da Lei Federal no 9.605/1998, a chamada “Lei de Crimes Ambientais”, que prevê reclusão e multa para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados. O agravamento da pena em 2020, por meio da Lei no 14.064/2020, que aumentou a punição quando o crime é cometido contra cães e gatos, demonstra o avanço da legislação brasileira nesse tema e a crescente intolerância da sociedade diante de tais condutas.

“Sendo assim, permitir que pessoas condenadas por esse tipo de crime exerçam funções públicas é um contrassenso ético e compromete a imagem da Administração Pública, além de desrespeitar o sentimento de justiça da população. A função pública deve ser ocupada por indivíduos que demonstrem conduta ilibada e respeito aos valores que norteiam uma sociedade civilizada”, diz o Projeto de Lei.

O vereador argumenta ainda que, ao adotar essa restrição, o Município de Patos de Minas assumirá uma posição de vanguarda na proteção dos direitos dos animais e reforçará a ideia de que servidores públicos devem ser exemplos de cidadania e respeito às leis. “O serviço público não pode ser palco para pessoas que, por seus próprios atos, já demonstraram desrespeito à vida, ainda que animal”, conclui.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais