Vereador denuncia secretária de educação que responde pela pasta sem tomar posse

A servidora Ione Maria Arvelos confirmou a assinatura dos documentos.


O vereador Francisco Frechiani fez o questionamento.

O vereador Francisco Frechiani questionou, na reunião dessa quinta-feira (31), a titularidade da Secretaria Municipal de Educação. Ele disse que quem está assinando os documentos da pasta é a uma servidora efetiva, mas que quem responde pela Secretaria de fato é Marlene Machado Porto, que teria tomado posse no dia 2 de Janeiro, juntamente com os demais secretários.

O vereador disse que estranhou alguns documentos da Secretaria Municipal de Educação que chegaram à Câmara Municipal assinados por Ione Aparecida Arvelar. Francisco Frechiani questionou a ausência do nome de Marlene Machado Porto, a secretária de educação apresentada oficialmente pelo prefeito Pedro Lucas.

Outro questionamento do vereador é que Marlene Machado não assina os documentos, mas se apresenta como secretária nos locais públicos e responde como secretária. “Isso se chama usurpação de função, que é crime e pode dar inclusive a cassação do prefeito”, lembrou o parlamentar durante a reunião.


Ione disse que assumiu interinamente a secretaria.

A denúncia pegou os vereadores de surpresa. Os integrantes da comissão de educação disseram que vão investigar o caso. O vereador Lindomar Tavares, que preside a comissão de educação, informou que vai apurar o caso para saber de fato o que ocorreu.

A servidora Ione Maria Arvelar confirmou a assinatura dos documentos. Ela disse que assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Educação até que Marlene Machado tenha condições de tomar posse. A informação da secretária interina é que Marlene aguarda a aposentadoria de mais um cargo que ocupa no Estado para tomar posse como Secretária de Educação.

Ione disse que a posse interina está prevista na lei e que continuará respondendo pela Secretaria Municipal de Educação até o dia 25 de fevereiro.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Criminosos rendem família em fazenda, mantêm vítimas em cárcere e roubam sacas de café em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais

Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região

Veja mais