Vereador denuncia secretária de educação que responde pela pasta sem tomar posse

A servidora Ione Maria Arvelos confirmou a assinatura dos documentos.


O vereador Francisco Frechiani fez o questionamento.

O vereador Francisco Frechiani questionou, na reunião dessa quinta-feira (31), a titularidade da Secretaria Municipal de Educação. Ele disse que quem está assinando os documentos da pasta é a uma servidora efetiva, mas que quem responde pela Secretaria de fato é Marlene Machado Porto, que teria tomado posse no dia 2 de Janeiro, juntamente com os demais secretários.

O vereador disse que estranhou alguns documentos da Secretaria Municipal de Educação que chegaram à Câmara Municipal assinados por Ione Aparecida Arvelar. Francisco Frechiani questionou a ausência do nome de Marlene Machado Porto, a secretária de educação apresentada oficialmente pelo prefeito Pedro Lucas.

Outro questionamento do vereador é que Marlene Machado não assina os documentos, mas se apresenta como secretária nos locais públicos e responde como secretária. “Isso se chama usurpação de função, que é crime e pode dar inclusive a cassação do prefeito”, lembrou o parlamentar durante a reunião.


Ione disse que assumiu interinamente a secretaria.

A denúncia pegou os vereadores de surpresa. Os integrantes da comissão de educação disseram que vão investigar o caso. O vereador Lindomar Tavares, que preside a comissão de educação, informou que vai apurar o caso para saber de fato o que ocorreu.

A servidora Ione Maria Arvelar confirmou a assinatura dos documentos. Ela disse que assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Educação até que Marlene Machado tenha condições de tomar posse. A informação da secretária interina é que Marlene aguarda a aposentadoria de mais um cargo que ocupa no Estado para tomar posse como Secretária de Educação.

Ione disse que a posse interina está prevista na lei e que continuará respondendo pela Secretaria Municipal de Educação até o dia 25 de fevereiro.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais