Vera Cruz investe em tecnologia para melhorar tratamentos cardíacos
A inauguração do novo espaço teve a presença de autoridades e de especialistas do setor.
Depois de comemorar a marca de mais de 6.000 procedimentos cardíacos realizados em apenas seis anos de funcionamento, o Hospital Vera Cruz tem mais um motivo para comemorar. Em solenidade na noite dessa segunda-feira (30), os diretores e a equipe de cardiologia apresentaram os equipamentos de última geração que passam a ser utilizados nos serviços de hemodinâmica. A inauguração do novo espaço teve a presença de autoridades e de especialistas do setor.
Os novos aparelhos do serviço de hemodinâmica do Hospital Vera Cruz vão tornar os tratamentos coronarianos mais seguros e eficientes. Os equipamentos de última geração vão possibilitar a realização de cateterismos, angioplastias, arterografias e tratamentos de aneurismas com pequenos cortes. Os procedimentos são feitos por imagens que permitem visualizar o interior das artérias, por onde é feito o tratamento.
O novo aparelho de hemodinâmica do Hospital Vera Cruz é o mesmo usado nos grandes centros brasileiros e também de países de primeiro mundo. Isso significa que os pacientes não precisarão mais sair de Patos de Minas para receber atendimento. “Ao invés de viajar para Belo Horizonte ou Brasília, o paciente poderá fazer seu tratamento aqui mesmo”, explica o diretor clínico do Hospital Vera Cruz, Edson Fabrine.
O diretor do Hospital Vera Cruz, Vander Alvarenga, falou do esforço para a melhoria da qualidade do serviço e garantiu que os novos aparelhos de hemodinâmica vai dar mais rapidez e precisão aos diagnósticos de doenças cardiovasculares, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes. 90% dos tratamentos coronarianos poderão ser realizados com o auxilio dos novos equipamentos.
O serviço de cardiologia e hemodinâmica do Hospital Vera Cruz atende pacientes de 32 municípios da região. 60% das cirurgias cardíacas e 90% dos serviços de hemodinâmica são realizadas através de convênio com o SUS, portanto, sem custo para o paciente. A secretária municipal de saúde, Janaína Araújo, falou da importância do serviço e destacou a participação do hospital nos resultados obtidos pelo município, que ficou entre os melhores do Estado no Índice de avaliação da saúde.
O novo aparelho de hemodinâmica do Hospital Vera Cruz já está funcionando, fazendo com que Patos de Minas se torne referência para todo o país no tratamento cardíaco de alta complexidade.
Autor: Maurício Rocha