Vera Cruz Hospital realiza cirurgia cardíaca inovadora em Patos De Minas

Válvula do coração foi substituída nessa quinta-feira (19) através de um procedimento que necessita de tecnologia de ponta aliada a um cirurgião cardíaco altamente capacitado.

O procedimento inovador foi realizado nessa quinta-feira (19) no Hospital Vera Cruz.

O novo tratamento para estenose valvar aórtica, como é denominado, foi realizado nessa quinta-feira (19) em Patos de Minas. A cirurgia é indicada para idosos e pacientes muito graves com Estenose Valvar Aórtica, doença que hoje atinge 10% dos indivíduos acima de 65 anos e que não suportariam uma cirurgia convencional.

Todo procedimento foi realizado por meio de uma cirurgia endoscópica, ou seja, sem abrir o peito do paciente e sem a necessidade de parar o coração. Realizada através de pequenos cortes de 3 a 4 centímetros, diferente da cirurgia convencional que necessita de uma incisão de 30 centímetros, foi possível promover uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e altamente segura.

Para a válvula chegar ao coração do paciente, a válvula foi introduzida através de um pequeno orifício (1cm) pela ponta do coração (transapical). Os especialistas destacam os benefícios da cirurgia cardíaca menos invasiva que melhora a qualidade de vida dos pacientes, garantida por potenciais benefícios do procedimento.

O novo tratamento possui baixo risco de morte, curtíssimo período de internação (habitualmente 2 dias), alívio de sintomas - Melhora rápida e significativa dos sintomas de falta de ar e dor no peito, melhora de capacidade funcional -  Os pacientes operados com está técnica demonstram melhor capacidade de exercício físico, melhoria de qualidade de vida e melhoria da função do coração - Existe melhora rápida da força de contração do coração e redução de seu tamanho em breve intervalo de tempo.

E a duração da cirurgia também é bem curta. A cirurgia para implantação da válvula durou 2 horas e o paciente ganhará alta neste sábado (21).

Todo procedimento contou com uma renomada equipe médica: Dr. Cássio Sgarbi: Cirurgião Cardíaco e Implante de Marcapasso do Vera Cruz Hospital; Prof. Dr. Diego Gaia: Cirurgião Cardiovascular, Professor e Chefe da Disciplina de cirurgia cardiovascular da Universidade de São Paulo - USP e Coordenador do setor de cirurgia minimamente invasiva e válvulas transcateter da Escola Paulista de Medicina; Dr. Marlus Bevilaqua Lacerda: Cardiologia Intervencionista; Dr. Marcos Vinícios Costa: Ecocardiografista; Dr. Alírio Alex Alves Rosa: Anestesiologista e Equipe de enfermagem e hemodinâmica do Vera Cruz Hospital.

Informe publicitário.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Vera Cruz

Últimas Notícias

Próximo do início das festividades, estrutura da Fenapraça segue sendo montada a todo vapor

Veja mais

Grupo de amigos ciclistas arrecada doações para afetados no Rio Grande do Sul

Veja mais

Minas Gerais teve mais de 31 mil mortes em acidentes de trânsito de 2015 a 2023

Veja mais

Patenses fazem bonito em etapa do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike em Sergipe

Veja mais

Após passar por processo de reabilitação, onça-parda que havia sido atropelada volta a natureza

Veja mais

Motocicleta vai parar debaixo de veículo e condutor fica ferido em acidente na avenida Brasil

Veja mais