Vendas de materiais de construção registrou queda de 8,9%,mostra Abramat

O levantamento foi feito pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção.

A venda de materiais de construção no país registrou queda de 8,9% em outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado, mostra levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Em relação a setembro, houve crescimento de 0,1%. O resultado do acumulado de janeiro a outubro apresenta recuo de 6,8% ante igual período de 2013.

De acordo com a associação, as vendas em outubro, que foram levemente maiores do que em setembro, não foram suficientes para reduzir a queda verificada no primeiro semestre. Tendo em vista que resta apenas um bimestre para o fechamento do ano, a entidade avalia que 2014 terá uma redução de 4% no faturamento real da indústria, quando comparado ao ano anterior.

“O mercado foi duramente afetado pelo pessimismo das famílias e dos empresários em relação à economia, reforçado pela perda de dias úteis em função da Copa e dos feriados, bem como pelo aumento nas importações”, diz nota da Abramat. A retração no segmento imobiliário também é considerada pela associação como um fator que afetou a comercialização de materiais de base (cimento, aço, areia).

O nível de emprego no setor cresceu 2,6% em outubro em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com setembro, no entanto, houve queda de 0,3%. Divididos em dois tipos de materiais, de base e de acabamento, as vendas foram melhores no segundo em outubro. Quanto ao nível de emprego, no entanto, a indústria de materiais básicos registrou alta de 5,3%, enquanto a de acabamento apresentou queda de 1,7% na comparação com outubro de 2013.

A venda de materiais básicos apresentou queda de 0,1% na comparação com setembro. Em relação a outubro do ano passado, a queda é mais expressiva, com retração de 11,3%. O faturamento na indústria de acabamento (cerâmica, gesso), por outro lado, cresceu 0,3% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, com outubro de 2013, houve queda de 5,5% nas vendas.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais