Veja como negociar suas dívidas com o apoio do Núcleo de Atendimento aos Superendividados
Poderão requerer os serviços do Núcleo toda pessoa física, maior de idade e capaz, de boa-fé, constatada a condição de superendividado.
Segundo dados do Governo Federal, mais de 12 mil pessoas em Patos de Minas estão com dívidas em atraso. Para auxiliar aqueles perderam a capacidade de honrar com os seus compromissos, o Procon de Patos de Minas criou o Núcleo de Apoio e Atendimento aos Superendividados – NAS.
Todas as pessoas que não conseguem quitar suas despesas sem comprometer o básico para sobreviverem podem procurar o NAS e solicitar a renegociação de dívidas. O órgão media a resolução de conflitos nos termos da Lei do Superendividamento, repactuando dívidas mantendo mínimo existencial.
Poderão requerer os serviços do Núcleo toda pessoa física, maior de idade e capaz, de boa-fé, constatada a condição de superendividado. Para ingressar no NAS, o consumidor deve apresentar os seguintes documentos:
-CPF, RG ou CNH (original e cópia);
-Comprovante de renda familiar: contra-cheque
-documento equivalente de todos que possuem renda na família (inclusive benefícios sociais);
-Comprovante de endereço;
-Comprovante de gastos fixos mensais: água, luz, internet plano de saúde, financiamento/aluguel;
-Comprovante de despesas extraordinárias: contratos de empréstimos pessoais, cartões de crédito, consignado;
-Extrato de crédito junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Quem está na condição de superendividade e quer resolver o problema, basta procurar o NAS junto ao Procon de Patos de Minas, que fica na rua José de Santana, esquina com a avenida Getúlio Vargas, no prédio do antigo fórum.