Veja as principais hipóteses de revisão da aposentadoria. Por Brian Epstein

O prazo começa a fluir a partir do primeiro dia útil do mês seguinte ao primeiro recebimento

Quem se sente prejudicado pelo valor da aposentadoria pode requerer a revisão de seu benefício no prazo limite de dez anos. O prazo começa a fluir a partir do primeiro dia útil do mês seguinte ao primeiro recebimento.

Os casos mais comuns de revisão de benefício são: ausência de inclusão de tempo de exercício de atividade especial; vínculo trabalhista não computado; registro de contribuição inferior ao que de fato era recolhido; vínculo trabalhista no exterior.
Outras situações pontuais também merecem revisão, como: contribuições expressivas recolhidas antes de 1994; aposentados entre 05/10/88 e 05/04/91 que não tiveram seus 12 últimos salários de contribuição corrigidos; prejudicando os que se aposentaram neste interstício pela falta de correção. (os que se aposentaram entre 1998 e 2003 e foram prejudicados pela limitação do valor de seus benefícios ao teto previdenciário definido à época da implantação).
Existem hipóteses que excetuam o prazo limite de revisão de 10 anos, mas é certo que o segurado só terá direito a perceber a diferença dos últimos 5 anos, em razão da prescrição. Assim, o quanto antes fizer a revisão, menor será o prejuízo.
Tem-se que ficar atento, pois a revisão é geral e não especificamente sobre o ponto questionado. Assim, pode-se receber um bom valor acumulado, como também, se houve erro impactando em aumento da aposentadoria, ela pode ser revista e ao fim reduzida. É necessário um estudo sério e prévio para evitar prejuízo.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais