Vazamento de esgoto causa mau cheiro e poluição de represa no bairro Coração Eucarístico
Eles pedem uma solução definitiva para o problema, que vem se arrastando há alguns anos.
Moradores do bairro Coração Eucarístico denunciaram à redação do Patos Hoje um grande vazamento de esgoto que tem causado transtornos e poluição. Os dejetos escorrem pela vegetação e vão parar dentro de uma represa que existe no local. Eles pedem uma solução definitiva para o problema, que vem se arrastando há alguns anos.
Leandro Henrique é morador do bairro e diz que o problema se repete há meses. Segundo ele, o esgoto vaza em grande quantidade e tem deixado a represa totalmente poluída. “Não tem jeito de comer os peixes daqui. Quando põe na panela, eles fedem e quase pegam fogo”, contou. Por causa da poluição, plantas invasores tem tomado conta da lâmina d’água.
O senhor João é o dono do terreno onde está a represa. Segundo ele, a Copasa faz manutenção no local, mas em poucos dias o vazamento volta. O morador explicou que rede não presta mais. O senhor João afirmou ainda que a Copasa iniciou a construção de uma nova rede de esgoto, mas que ainda não foi concluída. A elevatória que existe no local também não está funcionando.
Além da poluição ao meio ambiente, o vazamento de esgoto também causa transtornos aos moradores. O mau cheiro é constante. Revoltados com a situação, eles cobram providências para o problema.
A redação do Patos Hoje pediu um posicionamento da Copasa e recebeu a seguinte resposta:
"A Copasa informa que a situação da rua Sebastião da Lota, bairro Coração Eucarístico, em Patos de Minas, foi corrigida no último sábado (13/05/2023), tão logo a empresa tomou conhecimento do fato via registro em seu sistema.
Equipes técnicas retornaram ao referido endereço nesta segunda-feira (15/05/2023), e nenhuma falha relacionada ao cenário relatado foi detectada.
O extravasamento de sábado foi causado pelo entupimento da rede, devido ao lançamento clandestino de objetos sólidos na tubulação. Para evitar a reincidência do caso, a empresa ressalta a importância de utilizar corretamente o sistema de esgotamento sanitário, não fazendo ligações de água pluvial nas redes de esgoto e evitando o lançamento de gordura, restos de alimentos e fios de cabelo nos ralos; e não lançar lixo e outros objetos sólidos nos vasos sanitários.
A Copasa esclarece que em ocasiões anteriores o extravasamento na área ocorreu devido ao estreitamento da rede, por consequência do descarte de entulho na região por parte de terceiros, o que provoca o esmagamento da tubulação e até sua ruptura.
A instalação de 383 novos metros de rede na região foi finalizada em julho de 2022. Ainda assim, o descarte de entulho na área não foi cessado.
Quanto à elevatória, a Copasa informa que, nos próximos dias, uma nova ordem serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Patos de Minas será assinada. O contrato contempla também o término da unidade."