Valder Steffen Júnior é reconduzido ao cargo de reitor da UFU

Steffen conquistou 63,8% dos votos e foi reeleito em primeiro turno, na consulta eleitoral eletrônica e remota, realizada em setembro de 2020. (Foto: Marco Cavalcanti)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, foi reconduzido ao cargo após decreto do Governo Federal publicado nesta quarta-feira (06/01). Ele seguirá à frente da instituição durante a gestão 2020-2024.
O atual reitor Valder Steffen Júnior (Faculdade de Engenharia Mecânica) e o docente Carlos Henrique Martins da Silva (Faculdade de Medicina) ficaram em 1º lugar nas listas de, respectivamente, reitor e vice-reitor, elaboradas pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU).

A reunião remota do Consun para formar as listas tríplices de indicados ao Ministério da Educação (MEC) para os cargos de reitor e vice-reitor para a gestão 2020 a 2024 ocorreu em 07/10/2020. Na votação uninominal, Steffen obteve 123 votos (97%) e Silva, 119 votos. Atualmente, o conselho possui 168 membros com direito a voto.

Currículo

Valder Steffen tem 44 anos dedicados à Universidade Federal de Uberlândia, sendo ocupando do cargo de reitor desde 22 de dezembro de 2016. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté, na França. Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade, em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, no INSA de Lyon (1986-87) e na Virginia Tech - USA (1999-2000). Ocupou diversos cargos administrativos na UFU, tais como: chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento.

Serviu também ao Sistema Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação (membro do Comitê Assessor de Engenharia Mecânica do CNPq, representante da área de Engenharia III na Capes, membro da Câmara de Tecnologia da Fapemig e membro do Conselho Curador da Fapemig). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização de sistemas mecânicos, dinâmica de rotores, materiais inteligentes e problemas inversos em dinâmica.

Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) de 2006 a 2009. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 - categoria Ciência.

É membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia desde 2013. Atualmente, é professor titular da UFU e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia, além de bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A; bem como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2016). Eleito pela primeira vez em dezembro de 2018, ocupou até 2020 a presidência do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes/MG) por dois mandatos consecutivos.

Fonte: Portal Comunica- Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU)

Últimas Notícias

Mulher é presa por agressão ao ex-companheiro e desacato aos policiais em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso por violência psicológica contra a mãe e agressão contra menor em Patos de Minas

Veja mais

Mulher de 46 anos é presa por furto de correspondência em edifício de Patos de Minas

Veja mais

Vídeo mostra revolta de motociclista após mais um acidente na rua Ouro Preto

Veja mais

Esgoto volta em casas de condomínio e moradores cobram providência da Copasa

Veja mais

Veterano da Aeronáutica xinga gerente dos Correios e acaba na delegacia em Patos de Minas

Veja mais