Vacinas contra a gripe se esgotam e patenses têm que voltar para casa sem imunização

A população protestou contra a campanha que começou nessa segunda-feira (23).

Em várias unidades, as doses já se esgotaram por completo.

Reportagem atualizada às 16h11 desta terça-feira (24)

As pessoas que procuraram uma Unidade Básica de Saúde na manhã desta terça-feira (24) para se imunizar contra a gripe, tiveram que voltar para casa sem a dose da Vacina. Isso porque, em várias unidades, as doses já se esgotaram por completo. Em outras, restam apenas alguns frascos. A população protestou contra a campanha que começou nessa segunda-feira (23).

Várias pessoas acordaram cedo e foram pra a UBS mais próxima de sua casa receber a dose da Vacina que imuniza contra o vírus da gripe e outros tipos de vírus. As grandes filas foram formadas logo pela manhã. O que eles não esperavam é que a dose da vacina já estava para esgotar em algumas unidades. Em outra já nem havia mais doses.

De acordo com a Técnica de Enfermagem Geralda de Oliveira, que trabalha em uma unidade no Bairro Jardim Panorâmico, as doses por lá já se acabaram Cerca de 300 pessoas foram imunizadas no local. A maioria da procura veio dos idosos. Já na UBS do Bairro Alvorada, foram aplicadas 280 doses da vacina e segundo a Agente de Saúde da unidade, faltam somente 7 frascos para encerrar as doses.

Segundo a Secretaria de Epidemiologia, a estimativa é de que até o final da campanha, no dia 1° de Junho, sejam imunizados mais de 40 mil patenses dentro do público alvo da campanha que são: Idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, portadores de doenças crônicas, trabalhadores do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, obesos, diabéticos, transplantados e portadores de Trissomíase. O dia D de vacinação contra a gripe está marcado para acontecer neste próximo dia 12 de Maio.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas "esclareceu que as vacinas da Campanha contra a Influenza são enviadas pelo Governo do Estado de forma fracionada. No total serão disponibilizadas 40 mil doses. Até o momento, 8 mil já foram entregues nos postos e hospitais e que, devido à grande procura, as doses acabaram, dessa primeira remessa. Ainda faltam para serem entregues 32 mil doses. De acordo com a coordenação da Vigilância Epidemiológica, nesta quinta-feira, uma nova remessa da Secretaria de Estado da Saúde estará sendo entregue no município e haverá nova reposição. A Secretaria Municipal alerta ainda que a campanha vai até o dia 1º de junho, sendo o dia 12 de maio o dia D da campanha e que as vacinas são disponibilizadas de forma fracionada, portanto, as pessoas têm até a data limite para se imunizar".

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais