Vacinação de adolescentes sem comorbidades é suspensa pelo Ministério da Saúde

Dessa forma receberão a vacina as pessoas de 12 a 17 anos com deficiência permanente e com comorbidades comprovadas

O Ministério da Saúde suspendeu a vacinação contra o coronavírus para adolescentes sem comorbidades, medida que será seguida pela Prefeitura de Patos de Minas. O comunicado, publicado pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 na noite de ontem (15/9), restringe a aplicação do imunizante apenas a pessoas de 12 a 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privadas de liberdade.

A nota informativa do Ministério da Saúde tem como base as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que não recomenda a vacinação de adolescentes, embora estudos com a Pfizer mostraram que esse imunizante é seguro para menores. O comunicado cita também que os benefícios para o público de 12 a 17 anos sem comorbidades ainda não estão claramente definidos.

Ainda como justificativa, o comunicado cita que houve redução na média móvel de casos e mortes por Covid-19, o que torna o cenário epidemiológico menos perigoso para os adolescentes sem condições de risco à saúde.

E o cadastro? – O comunicado do Governo federal foi divulgado exatamente no dia em que a Prefeitura de Patos de Minas abriu o cadastro para vacinação dos menores de 18 anos. A mudança em nada altera o processo das inscrições, uma vez que o sistema utilizado permite a filtragem por grupos.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que todos os adolescentes de 12 a 17 anos, mesmo sem comorbidades, façam o cadastro, até para que o município tenha os dados se ou quando for autorizada a administração de doses contra Covid-19 nesse público geral.

Vale lembrar que tanto pessoas com deficiência permanente quanto com comorbidades devem apresentar comprovante dessa condição e termo de assentimento dos pais ou responsáveis para garantir o recebimento da vacina. Saiba Mais!

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas


Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais