Vacinação contra Meningite C tem balanço positivo, mas está longe da meta

No sábado, 1982 crianças do município já estavam vacinadas, e no estado, mais de 240 mil doses haviam sido distribuídas.

No último sábado, dia 28 de Novembro, a Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com as secretarias municipais, realizou o primeiro dia da Campanha de Vacinação contra Meningite C. A vacina foi distribuída em todos os postos de saúde de Minas Gerais, inclusive em Patos de Minas.

A vacinação é destinada a crianças de três meses de idade a dois anos incompletos. Em Patos de Minas, a expectativa é imunizar 3.306 crianças.

No sábado, 1982 crianças do município já estavam vacinadas, e no estado, mais de 240 mil doses haviam sido distribuídas. Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Mariah Figueiredo, os números são considerados positivos.

As crianças de até dois anos de idade foram o foco da campanha porque são consideradas a população que apresenta o maior grau de letalidade se infectadas pela doença. As meningites são inflamações nas membranas que recobrem o sistema nervoso central e podem ser causadas por vários fatores.

A meningite C, que é causada por uma bactéria, é um dos 13 tipos de meningite meningocócica e a mais perigosa; além de levar à morte, ela pode deixar graves sequelas, como surdez, paralisia, cegueira e até demência.

A campanha teve o objetivo de introduzir a vacina no calendário oficial de vacinação do estado. Os pais que ainda não imunizaram seus filhos podem procurar os postos de saúde do município, de segunda à sexta, das 07 às 18 horas. A vacina, que já está disponível desde a segunda-feira, dia 30, é gratuita e não tem contraindicação.

Últimas Notícias

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais