Vacinação contra Meningite C tem balanço positivo, mas está longe da meta
No sábado, 1982 crianças do município já estavam vacinadas, e no estado, mais de 240 mil doses haviam sido distribuídas.
No último sábado, dia 28 de Novembro, a Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com as secretarias municipais, realizou o primeiro dia da Campanha de Vacinação contra Meningite C. A vacina foi distribuída em todos os postos de saúde de Minas Gerais, inclusive em Patos de Minas.
A vacinação é destinada a crianças de três meses de idade a dois anos incompletos. Em Patos de Minas, a expectativa é imunizar 3.306 crianças.
No sábado, 1982 crianças do município já estavam vacinadas, e no estado, mais de 240 mil doses haviam sido distribuídas. Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Mariah Figueiredo, os números são considerados positivos.
As crianças de até dois anos de idade foram o foco da campanha porque são consideradas a população que apresenta o maior grau de letalidade se infectadas pela doença. As meningites são inflamações nas membranas que recobrem o sistema nervoso central e podem ser causadas por vários fatores.
A meningite C, que é causada por uma bactéria, é um dos 13 tipos de meningite meningocócica e a mais perigosa; além de levar à morte, ela pode deixar graves sequelas, como surdez, paralisia, cegueira e até demência.
A campanha teve o objetivo de introduzir a vacina no calendário oficial de vacinação do estado. Os pais que ainda não imunizaram seus filhos podem procurar os postos de saúde do município, de segunda à sexta, das 07 às 18 horas. A vacina, que já está disponível desde a segunda-feira, dia 30, é gratuita e não tem contraindicação.