URT terá Portuguesa, Itumbiara e Audax como adversários no Campeonato Brasileiro da série D

A Primeira Fase do campeonato começa no dia 21 de maio.

Este ano, a equipe celeste tem nova chance de subir para a série C do Brasileirão.

A Confederação Brasileira de Futebol – CBF – divulgou nesta sexta-feira (10) detalhes do Campeonato Brasileiro da série D. A CBF promete que este será o campeonato mais disputado desde a sua criação em 2009. Pela primeira vez, a tabela da competição é divulgada com todos os seus participantes já definidos. Ao todo, são 68 clubes na disputa, com representantes dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. A Primeira Fase do campeonato começa no dia 21 de maio.

Até 2016, os classificados eram conhecidos após a conclusão dos campeonatos estaduais disputados na mesma temporada. A partir de agora, os clubes envolvidos com a disputa da Série D passam a contar com calendário de competições para os dois semestres, como já acontece com participantes das séries A, B e C. São nove meses em que as equipes estarão envolvidas em pelo menos dois campeonatos, de acordo com o Calendário do Futebol Brasileiro: Campeonato Estadual, entre os meses de janeiro e maio e o Campeonato Brasileiro Série D, de maio a setembro.

A Série D foi ampliada com a inclusão de mais 28 clubes no ano passado, passando de 40 para 68 participantes.  A CBF apoia todos os clubes, arcando com os custos de taxa de arbitragem, passagem aérea, alimentação e hospedagem das delegações.

– A entidade realiza grande investimento na melhoria de estrutura para os clubes que disputam a quarta divisão do futebol nacional, bem como se empenha para evolução nas questões técnicas da competição. O objetivo da CBF é fomentar o esporte em todo país, contribuindo principalmente com os clubes que possuem menor visibilidade e capacidade financeira, pois os mesmos são potenciais formadores de futuros craques para o futebol brasileiro – afirmou André Pitta, diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF.

Modelo de disputa

O sistema de disputa da Série D consiste em 17 grupos de quatro clubes cada. Avançam para a Segunda Fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, em soma de 32 clubes. A partir desta etapa, a competição é disputada em sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título.

A URT está no grupo A12 e terá como adversários, a Portuguesa do Rio de Janeiro, o Itumbiara de Goiás e o Audax de São Paulo. No ano passado, sob o comando do técnico Magela Rodrigues, a equipe celeste perdeu a classificação para o Volta Redonda. Este ano, a equipe celeste tem nova chance de subir para a série C do Brasileirão.

A estreia da URT no Campeonato será no dia 21 de maio, jogando fora de casa, contra a Portuguesa do Rio de Janeiro. No dia 28 de maio, o Trovão Azul recebe o Itumbiara de Goiás no Estádio Zama Maciel. No dia 04 de junho, a URT vai a São Paulo enfrentar o Audax. No dia 11 de junho, a equipe celeste recebe o Audax no Estádio Zama Maciel. No dia 18 de junho, a URT enfrenta o Itumbiara fora de casa e encerra a primeira fase jogando contra a Portuguesa no Estádio Zama Maciel.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Após flagrante de idoso de 75 anos transportando drogas, PM apreende grande quantidade de maconha

Veja mais

Cartório Eleitoral de Patos de Minas faz plantão no final de semana para regularização de títulos

Veja mais

Sindicato Rural lança Rodeio Fenamilho com dois carros zero em prêmios e muitas novidades

Veja mais

Mesmo baleado e perseguido por atiradores, jovem consegue fugir e buscar socorro em Patos de Minas

Veja mais

Homem cobra dívida de jovem por aluguel de bicicleta e é esfaqueado em bar, no centro de Varjão de Minas

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária publica nota de profundo pesar pela morte de trabalhadores

Veja mais