UPA de Patos de Minas bate recorde ao atender mais de 750 pacientes em um único dia
Segundo a Administração Municipal, só foi possível alcançar esse número de atendimentos graças às melhorias que estão sendo feitas na saúde.
A UPA de Patos de Minas alcançou um recorde de atendimentos de pacientes esta semana. A Unidade de Pronto Atendimento atendeu mais de 750 pacientes em um único dia. Segundo a Administração Municipal, só foi possível alcançar esse número de atendimentos graças às melhorias que estão sendo feitas na saúde.
“As melhorias foram testadas no começo desta semana: a quantidade de pacientes que buscaram auxílio na UPA de Patos de Minas superou qualquer previsão, sendo quase três vezes maior do que a média diária. Das 7h do dia 29/5 até as 7h do dia 30/5, 751 pessoas receberam atendimento médico, com a execução de 1.599 procedimentos nessas 24 horas. Nenhuma intercorrência foi registrada, e todos os pacientes receberam assistência”, informou a Administração Municipal.
Os atendimentos na UPA de Patos de Minas funcionam da seguinte forma: o paciente que chega passa pela triagem, pelo atendimento médico e, se for o caso, já realiza exames necessários e recebe a medicação no local. Caso a prescrição seja de remédios da lista do Programa Farmácia Popular, é possível pegar o medicamento em uma unidade da Farmacinha que fica na própria UPA.
Para a secretária de Saúde Ana Carolina Magalhães Caixeta, o recorde de atendimento foi um marco na saúde de Patos de Minas e mostra o resultado do trabalho que vem sendo feito. "O aumento na demanda reflete a confiança da população no sistema de saúde de Patos de Minas, que vem melhorando constantemente", afirma Ana Carolina.
A administração da UPA, desde novembro de 2022, está sendo compartilhada entre a Prefeitura de Patos de Minas e o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (Cisalp). Novo protocolo e novos instrumentos de gestão foram implantados para otimizar os trabalhos.
O prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira explica que a mudança foi fundamental para que a UPA fosse capaz de atender, em um único dia, o triplo da população que costuma procurar o local.
"Reforçamos a equipe com mais seis enfermeiros e 40 técnicos de enfermagem. Atualmente são 76 médicos, e a quantidade de profissionais por plantão praticamente dobrou: são oito médicos durante o dia e cinco à noite", detalha Falcão.
Vale lembrar que antes todos os atendimentos de urgência e emergência da cidade eram concentrados na UPA, mas, desde novembro de 2021, os procedimentos de ortopedia de média complexidade e de sutura foram transferidos para a Santa Casa de Misericórdia. Além disso, os pacientes com suspeita de dengue buscam atendimento direto no Centro de Enfrentamento à Dengue que no dia 29/5 recebeu 173 pacientes.