UPA de Patos de Minas bate recorde ao atender mais de 750 pacientes em um único dia

Segundo a Administração Municipal, só foi possível alcançar esse número de atendimentos graças às melhorias que estão sendo feitas na saúde.

A UPA de Patos de Minas alcançou um recorde de atendimentos de pacientes esta semana. A Unidade de Pronto Atendimento atendeu mais de 750 pacientes em um único dia. Segundo a Administração Municipal, só foi possível alcançar esse número de atendimentos graças às melhorias que estão sendo feitas na saúde.

“As melhorias foram testadas no começo desta semana: a quantidade de pacientes que buscaram auxílio na UPA de Patos de Minas superou qualquer previsão, sendo quase três vezes maior do que a média diária. Das 7h do dia 29/5 até as 7h do dia 30/5, 751 pessoas receberam atendimento médico, com a execução de 1.599 procedimentos nessas 24 horas. Nenhuma intercorrência foi registrada, e todos os pacientes receberam assistência”, informou a Administração Municipal.

Os atendimentos na UPA de Patos de Minas funcionam da seguinte forma: o paciente que chega passa pela triagem, pelo atendimento médico e, se for o caso, já realiza exames necessários e recebe a medicação no local. Caso a prescrição seja de remédios da lista do Programa Farmácia Popular, é possível pegar o medicamento em uma unidade da Farmacinha que fica na própria UPA.

Para a secretária de Saúde Ana Carolina Magalhães Caixeta, o recorde de atendimento foi um marco na saúde de Patos de Minas e mostra o resultado do trabalho que vem sendo feito. "O aumento na demanda reflete a confiança da população no sistema de saúde de Patos de Minas, que vem melhorando constantemente", afirma Ana Carolina.

A administração da UPA, desde novembro de 2022, está sendo compartilhada entre a Prefeitura de Patos de Minas e o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (Cisalp). Novo protocolo e novos instrumentos de gestão foram implantados para otimizar os trabalhos.

O prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira explica que a mudança foi fundamental para que a UPA fosse capaz de atender, em um único dia, o triplo da população que costuma procurar o local.

"Reforçamos a equipe com mais seis enfermeiros e 40 técnicos de enfermagem. Atualmente são 76 médicos, e a quantidade de profissionais por plantão praticamente dobrou: são oito médicos durante o dia e cinco à noite", detalha Falcão.

Vale lembrar que antes todos os atendimentos de urgência e emergência da cidade eram concentrados na UPA, mas, desde novembro de 2021, os procedimentos de ortopedia de média complexidade e de sutura foram transferidos para a Santa Casa de Misericórdia. Além disso, os pacientes com suspeita de dengue buscam atendimento direto no Centro de Enfrentamento à Dengue que no dia 29/5 recebeu 173 pacientes.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais