Unipam Internacional: 65 alunos do Panamá chegam a Patos de Minas no segundo semestre

A partir da segunda semana de agosto, o Unipam receberá 65 alunos panamenhos para os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Odontologia e o curso Tecnológico em Mecânica de Precisão.

Alunos do Panamá serão os primeiros a desembarcarem em Patos de Minas no processo de internacionalização do Unipam. A partir da segunda semana de agosto, o Centro Universitário de Patos de Minas, em parceria com o Instituto Daniel Franco (IDF), receberá 65 alunos panamenhos para os cursos superiores de Agronomia, Medicina Veterinária e Odontologia e o curso Tecnológico em Mecânica de Precisão.

Com total apoio das autoridades panamenhas e de suas representações diplomáticas no Brasil, bem como das representações diplomáticas brasileiras no Panamá, o programa de graduação para alunos panamenhos do UNIPAM, que faz parte das ações do Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica (NIMA) da IES, é resultado dos brilhantes esforços e das intensas negociações empreendidas pelo presidente do IDF, Prof. Dr. Daniel de Oliveira Franco, e do coordenador do programa e docente do centro universitário, que, também, integra o IDF, Prof. Me. Fabrício Rocha de Oliveira.

Os estudantes virão com bolsas ofertadas pelo Instituto para la Formación y Aprovechamiento de Recursos Humanos (IFARHU) do governo da República do Panamá. O UNIPAM prestará os serviços de formação acadêmico-ético-profissional e o IDF organizará a logística de deslocamentos e de manutenção.

O IDF segue em tratativas com outros países para o estabelecimento de acordos que possibilitem a criação de novos programas, no UNIPAM, de cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão para alunos estrangeiros. Além disso, o IDF já anunciou a vinda de 20 alunos, também do Panamá, na terceira semana de agosto, para o curso de extensão de Introdução às Agrociências, com duração de quatro meses.

Missão à Guiné

O UNIPAM segue firme nos movimentos de internacionalização da educação que transforma e, por meio do seu Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica (NIMA), participará da missão para a Guiné, promovida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

No último dia 05 de julho, o coordenador geral de cooperação técnica Sul-Sul para a África, Ásia, Oceania e Oriente Médio da ABC/MRE, Sr. Nelci Peres Caixeta, esteve na IES, falando para os coordenadores dos cursos de graduação a respeito da cooperação técnica como elemento potencializador e articulador da curricularização da extensão no centro universitário.

A missão para a Guiné ocorrerá de 21 a 25 de agosto próximo e será coordenada, pelo lado brasileiro, pela ABC/MRE, com o objetivo de realizar visitas técnicas aos setores de agropecuária e elaborar, conjuntamente, esboço de projeto, com a contraparte guineense.

Os professores do UNIPAM que participarão desta missão são: os médicos veterinários Prof. Dr. Flávio Moreira de Almeida (mestre em ciência animal e doutor em zootecnia) e Prof. Me. Gilson Passos de Moraes (mestre em ciência animal), bem como o coordenador do NIMA, o agrônomo Prof. Me. Heitor Cunha Barros (mestre em administração de empresas).

Últimas Notícias

Homem é preso ao ser gravado furtando câmera de segurança em Patos de Minas

Veja mais

Mais que diversão, Mês das Crianças do Sicoob Credicopa vai destinar dinheiro para entidades

Veja mais

Polícia monta cerco e prende trio suspeito de furtos e arrombamentos em Patos de Minas

Veja mais

Homem que furtou TV da própria mãe no Bairro Alto Caiçaras é preso pela PM

Veja mais

Discussão por causa de cuscuz e celular escondido termina com casal na delegacia

Veja mais

Garotinha patense conquista duas medalhas de ouro em campeonato de jiu-jitsu nos Estados Unidos

Veja mais