Unipam adere ao Programa Viva Patos e adota Lagoinha, mata do Mocambo e parte da Marabá

Em reunião com moradores e com integrantes da Prefeitura, O Unipam decidiu adotar três espaços públicos no perímetro urbano.

O Centro Universitário de Patos de Minas, entidade mantida pela Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), vai fazer parte do “Programa Viva Patos”. Em reunião com moradores e com integrantes da Prefeitura, O Unipam decidiu adotar três espaços públicos no perímetro urbano.

O UNIPAM ficará responsável pela revitalização do canteiro central da Avenida Marabá (trecho que compreende o Atacadão à Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas); dos quiosques e das trilhas do Parque Municipal do Mocambo; e do Parque João Luiz Redondo, conhecido popularmente como Lagoinha. A execução dos projetos terá início em janeiro de 2023.

No mês de novembro foi realizada uma reunião com os integrantes da Associação dos Moradores dos Bairros Lagoinha e Jardim América (AMBLAJA). O intuito foi compreender as demandas, a fim de criar um programa de necessidades, por meio das questões levantadas pelos moradores.

A presidente da AMBLAJA, Marília de Resende Larino, destaca a importância do projeto. “A revitalização da Lagoinha é a realização de um sonho. Estávamos há anos com problemas de vazamento na tubulação de água, convivemos com mal cheiro e com um espelho d’água muito turvo. Estamos na expectativa de ver o nosso patrimônio restaurado”, destacou Marília Resende.

O arquiteto, urbanista e professor do UNIPAM, Eduardo Cardoso de Araújo, está responsável pela concepção do projeto da Lagoinha e do canteiro da Avenida Marabá. Ele explica sobre a relevância da adoção dos espaços. “A iniciativa do UNIPAM é de extrema importância, pois são áreas que constituem os espaços livres de nossa cidade e que possuem potencialidades para promover melhor o seu uso, trazendo mais lazer e melhor qualidade de vida para a população”, explicou Eduardo Cardoso.

O secretário de agricultura, pecuária e desenvolvimento sustentável de Patos de Minas, Lucas da Silva Mendes, salienta que a parceria público-privada é fundamental para a execução do Programa Viva Patos. “Visamos a revitalização e a harmonização dos espaços urbanos, para que a população possa praticar esportes e melhorar a qualidade de vida. Por meio dessa iniciativa conseguimos a agilidade do processo, bem como, a participação das empresas frente às ações para a comunidade”, salientou Lucas Mendes.

O diretor executivo da FEPAM, Ghassan Ricardo Pablo Tawil, afirma que o UNIPAM e a FEPAM estão sempre envolvidos nas ações realizadas pela Prefeitura de Patos de Minas. “Não poderíamos ficar insensíveis a este chamamento público para tornar a nossa cidade mais bonita. Sabemos que os recursos da Prefeitura são limitados e dependem de longos processos de aprovação. A parceria com as empresas é benéfica para ambas as partes, tanto para a Prefeitura que consegue manter a cidade muito bem organizada, quanto para as empresas que veem nessa atividade uma maneira de cumprirem o seu papel de instituições socialmente responsáveis”, afirmou Ghassan Tawil.

O reitor do UNIPAM, professor Henrique Carivaldo de Miranda Neto, afirma que a participação no “Programa Viva Patos” é de extrema importância para os estudantes. “Esta é uma oportunidade para que os nossos discentes possam aliar teoria à prática. As ações práticas são uma maneira educativa de estimular a criatividade e o senso crítico no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando assim uma formação cada vez mais aprofundada aos nossos alunos”, afirmou Henrique Miranda.

Últimas Notícias

OAB Patos faz confraternização para comemorar conquistas e projeta 2026 ainda melhor

Veja mais

Mulher denuncia ameaças em mensagens de visualização única e ex-companheiro acaba preso

Veja mais

Mega Promoção de Fim de Ano Alpha Pisos promete os menores preços que Patos de Minas já viu

Veja mais

Caminhão cai em ribanceira de 30 metros na BR 365 e motorista e passageiro são resgatados pelos bombeiros

Veja mais

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais