Unidades de saúde estarão abertas neste sábado para o Dia D de Multivacinação em Patos de Minas

A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação da população e ampliar a cobertura vacinal no município.


O Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (20) em Patos de Minas. Todas as unidades de saúde da zona urbana estarão abertas, o Vacimóvel ficará na Praça do Coreto e equipes também atuarão na zona rural. A ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação da população e ampliar a cobertura vacinal no município.

Segundo a coordenadora de Imunização, Vanessa Vieira, estarão disponíveis as 23 salas de vacina das unidades urbanas, além de quatro equipes que atenderão comunidades rurais. O Vacimóvel também ficará estacionado na Praça do Coreto. Os atendimentos serão realizados das 8h às 15h30.

A programação contará ainda com uma carreata de conscientização. A abertura oficial está marcada para as 8h30, no Galpão do Produtor, onde será apresentado o projeto “Zezinho da Vacina”. Em seguida, por volta das 9h, uma carreata com a participação da família do Zé Gotinha percorrerá algumas regiões da cidade até chegar à Praça do Coreto, onde serão realizadas atividades voltadas à promoção da vacinação.

Vanessa reforçou a importância de os moradores levarem a caderneta de vacinação e um documento de identificação. De acordo com ela, a campanha é seletiva, ou seja, os profissionais de saúde avaliam quais imunizantes estão em atraso e aplicam apenas as doses necessárias para cada pessoa.

A coordenadora destacou que algumas vacinas apresentam índices de cobertura abaixo do esperado, especialmente entre adolescentes. Entre elas estão as vacinas contra o HPV, contra a meningite (ACWY) e contra a dengue, destinada ao público adolescente.

Outro imunizante que continua disponível para toda a população acima de seis meses é a vacina contra a Influenza. A orientação é para que quem ainda não recebeu a dose procure uma das unidades de saúde participantes da mobilização.

Vanessa também esclareceu sobre a suspensão da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan, destinada exclusivamente aos profissionais de saúde. Segundo ela, a medida foi adotada após recomendação do Governo de Minas Gerais devido à investigação de possíveis reações graves registradas após a aplicação do imunizante. A suspensão é temporária e segue em análise pelas autoridades de saúde.

Já a vacina contra a dengue aplicada em adolescentes continua sendo oferecida normalmente. Vanessa explicou que se trata de um imunizante diferente, a Qdenga, que permanece disponível para o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

Últimas Notícias

Cleitinho convoca coletiva para esclarecer impasse sobre candidatura ao Governo de Minas

Veja mais

Suinco recebe representantes de rede de supermercados da Argentina e pode ampliar exportações

Veja mais

Justiça bloqueia bens de fazendeiros em Guiamarânia onde trabalhadores foram resgatados

Veja mais

Mulher vai parar na Delegacia após pular muro de residência e ameaçar morador com faca

Veja mais

Festa de Nossa Senhora da Abadia terá romaria, quermesses e programação especial em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura comunica o encerramento do Corujão da Saúde após queda na procura por atendimento

Veja mais