UFV Rio Paranaíba promove ações de combate à Covid-19 e aguarda insumos para iniciar testes

A expectativa inicial é que sejam realizados no Campus 30 testes por dia, liberando os resultados em até 48 horas, após o recebimento das amostras.

Os  pesquisadores aguardam apenas a chegada dos insumos para iniciar a realização dos testes.

O Campos da Universidade Federal de Viçosa já está pronto para realizar os testes de detecção do Coronavírus. A direção da UFV aguarda apenas a chegada de insumos necessários para a realização dos testes.  A expectativa inicial é que sejam realizados no Campus 30 testes por dia, liberando os resultados em até 48 horas, após o recebimento das amostras.

O Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva do Campus UFV-Rio Paranaíba, coordenado pelos professores Rubens Pasa, Karine Kavalco e Pedro Ivo Good God, é um dos seis laboratórios da UFV (cinco do campus Viçosa e um do campus Rio Paranaíba), entre os 19 credenciados no estado, para realizar testes para detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Os  pesquisadores aguardam apenas a chegada dos insumos para iniciar a realização dos testes.

Outra iniciativa da Campus da UFV é a confecção de máscaras de proteção (face shield) de uso individual, que estão sendo produzidas com a utilização de uma impressora 3D, seguindo  normas da ANVISA. A Comissão de Produção de Inovações Tecnológicas no Combate à Covid-19, do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV testou e validou o modelo que também está sendo produzido em Viçosa. Segundo a professora Raiane Machado Gomes, que coordena a iniciativa do curso de Engenharia de Produção na UFV/CRP as máscaras de proteção fabricadas serão doadas para hospitais e unidades de saúde do Alto Paranaíba. A diretoria geral do campus realizou a compra dos materiais necessários para iniciar a produção.

Além disso, o Laboratório de Química II do campus Rio Paranaíba, coordenado pelo professor Márcio Santos Soares, também trabalha na produção e embalagem de álcool 70% glicerinado. A diretoria-geral do campus apoiou a iniciativa por meio da aquisição de 300 unidades de frascos borrifadores. O produto será distribuído, gratuitamente, em locais que lidam diretamente com grupos de riscos (asilos, entidades, associações) de comprovada vulnerabilidade econômica. Em apoio às ações desenvolvidas em Rio Paranaíba, o campus Viçosa enviará  matéria prima para continuidade da produção de máscaras e álcool 70% glicerinado.

Destaca-se também a iniciativa da Empresa Júnior do curso de Nutrição do Campus Rio Paranaíba (MeNutri - Eficiência em Nutrição) que preparou três e-books para auxiliar os empresários do ramo alimentício. O material, distribuído gratuitamente no formulário online, possui orientações higiênicas condizentes com as boas práticas de produção e comercialização de gêneros alimentícios diante do cenário de pandemia.

E reforçando a parceria entre a UFV-CRP e a Rádio Paranaíba FM, a professora Débora Silva Melo, responsável pela disciplina legislação trabalhista tem se disponibilizado a esclarecer dúvidas da sociedade sobre o auxílio emergencial, instituído pela Lei n.: 13.982, que foi publicada e passou a vigorar no dia 02 de abril de 2020.

Somam-se a essas ações diversas outras como, por exemplo, a disponibilização de arquivos digitais da biblioteca e atividades culturais promovidas pela Diretoria de Extensão e Cultura e compartilhadas nas redes sociais.

A Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) está promovendo uma campanha para receber doações de pessoas jurídicas que queiram ajudar a fortalecer e ampliar o número de ações desenvolvidas pela UFV no enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Para participar da campanha basta acessar o link https://doacao.funarbe.org.br/ e preencher o formulário disponível na página. Nesse formulário é possível  indicar o campus Rio Paranaíba para receber a doação.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais