UFV modifica seu processo seletivo e reserva 80% das vagas para candidatos do Sisu

A Universidade Federal de Viçosa promoveu mudanças em seu processo seletivo.

A Universidade Federal de Viçosa promoveu mudanças em seu processo seletivo. A partir de agora, 80% das vagas nos cursos de graduação oferecidos nos três campi – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba – serão preenchidos por intermédio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, ficando os 20% restantes reservados aos candidatos que participam do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases), que já vem sendo utilizado pela UFV.

As mudanças foram aprovadas nesta quarta-feira, pelo Conselho Universitário e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anteriormente, as vagas destinadas aos candidatos que optavam pelo Sisu eram apenas 20% do total. A reitora da UFV, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, considera que a decisão dos conselhos foi muito sábia e representa um passo importante para a democratização do acesso ao ensino superior, ampliando as opções de ingresso para candidatos de vários pontos do País. Ao mesmo tempo, disse, contempla a regionalização, com a manutenção do Pases. Outro aspecto importante da discussão das mudanças no processo seletivo foi a permanência do estudante no curso, no que a Universidade conta com o apoio do MEC, viabilizada pela política de assistência estudantil, disse a reitora.

O Sisu utiliza as notas obtidas pelo candidato nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de conhecer sua pontuação, o candidato entra no sistema Sisu do Ministério de Ministério da Educação e escolhe, com base em sua nota, a instituição e o curso pretendido. O sistema fica aberto durante um período determinado e oferece as opções para que o candidato possa ir modificando sua demanda. É fundamental, entretanto, que o candidato se apresente para matrícula em caso de seu nome constar na primeira chamada, caso contrário o mesmo estará excluído do processo.

Como informa o pró-reitor de Ensino, professor Vicente de Paula Lelis, as modificações aprovadas resultaram de discussões e análises realizadas em reuniões e eventos que contaram com significativa participação da comunidade acadêmica. No caso de o candidato estar buscando o ingresso por intermédio do Pases, o professor Vicente Lelis informa que para a terceira etapa do processo, que equivalia a prova do vestibular, passa a ser utilizada a nota obtida pelo candidato no Enem. Estudos indicam que não existem diferenças significativas no desempenho do candidato na prova do exame seriado e a do Enem. O Pases é realizado no transcorrer do ensino médio, em três avaliações e, no entender do pró-reitor, traz algumas vantagens, já que possibilita ao candidato a oportunidade de conhecer melhor a universidade e de familiarizar-se com os processos seletivos, evitando situações de estresse.

Fonte: Comunicação Social Campus de Rio Paranaíba

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais