UFU recebe só uma proposta de doação e campus deve ser nos 30 Paus

O terreno foi o mesmo ofertado anteriormente.


O reitor, Elmiro Santos Resende, e membros da comissão de licitação analisaram o terreno com otimismo.
A abertura dos envelopes de doação para o campus da UFU pode ter colocado fim a uma novela de cerca de 3 anos. Uma única proposta foi apresentada. O terreno ofertado é formado por 15ha onde já estava sendo construído o campus da universidade na região dos 30 Paus e mais 15ha ao lado, totalizando os 30ha pedidos pela UFU. Alunos, professores e autoridades que participaram da solenidade comemoraram a doação.
O Palácio Dona Filomena de Macedo Melo, onde a UFU funciona de forma provisória em Patos de Minas, ficou lotado. Estudantes, autoridades e lideranças do município foram acompanhar a apresentação das propostas de doação de terreno para a construção do tão sonhado Campus da Universidade Federal de Uberlândia na cidade. Uma comissão, liderada pelo reitor da UFU, Elmiro Santos Rezende, veio de Uberlândia apresentar o resultado do processo de licitação. Todos os meios de comunicação da cidade estavam presentes.
Os proprietários de imóveis interessados em doar terreno para a construção do Campus da UFU em Patos de Minas tiveram até essa quinta-feira (20) para apresentar as propostas. Assim como previa o edital, os envelopes com as doações deveriam ser apresentados pela UFU em reunião na manhã desta sexta-feira (21). A expectativa era de que mais de uma pessoa oferecesse imóveis para a Universidade, mas isso não aconteceu.
Apenas uma proposta foi apresentada. O terreno a ser doado é 15ha do que já havia sido disponibilizado anteriormente por Maria Tereza de Castro Alves Neves, que acabou se tornando alvo de um processo judicial que ainda corre na Justiça e outros 15ha ao lado. Os doadores ganharam na Justiça Federal o direito de participar novamente do processo de licitação, antes mesmo da conclusão do processo na Justiça. As regras desta licitação foram endurecidas para evitar que pessoas tentem tumultuar o processo, como se suspeita que houve na outra escolha. A UFU poderá usufruir de toda a infraestrutura que já foi iniciada no terreno.

Os doadores se comprometeram também em arcar com os custos de transferência do imóvel e com a infraestrutura necessária para o funcionamento da entidade. O valor da doação foi calculado em R$ 20 milhões. A doação foi comemorada pelas pessoas que estavam no local. Fogos de artifício chamaram a atenção de quem estava na região central da cidade. Como uma única proposta de doação foi apresentada, está praticamente definida a localização do Campus da UFU em Patos de Minas. Praticamente, porque a comissão da UFU responsável pela licitação ainda terá que analisar as informações prestadas pelo doador. O processo será concluído no dia 25 de abril, quando a Universidade irá divulgar oficialmente o local escolhido para a construção.

O reitor da UFU, Elmiro Santos Resende, destacou que pretende iniciar o mais rápido possível a construção do Campus em Patos de Minas. O presidente da comissão licitatória, José Divino da Silva, que fez a primeira análise dos documentos, se mostrou otimista com a doação. O coordenador do Diretório Acadêmico, Rodrigo Romão, também se mostrou bastante satisfeito e desejou agilidade na construção do campus. "Não importa o lugar", afirmou.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais