Trotes diminuem, mas ainda causam transtornos e prejudicam o trabalho dos Bombeiros

Para se ter uma ideia, somente de janeiro a maio deste ano, o número 193 registrou 103 trotes.

4ª Companhia Independente de Patos de Minas.

O trabalho de conscientização, aliado ao avanço da tecnologia, tem feito reduzir o número de trotes ao Corpo de Bombeiros. Mas a brincadeira de mau gosto continua causando transtornos e prejudicando o atendimento à população. Para se ter uma ideia, somente de janeiro a maio deste ano, o número 193 registrou 103 trotes.

O Corpo de Bombeiros é preparado para salvar vidas. Seja na terra, na água ou no fogo, se tem alguém em perigo, lá estão eles enfrentando as adversidades para socorrer as vítimas. O resultado do esforço, no entanto, depende da agilidade do atendimento. Por isso, o número 193 deve estar sempre disponível para atender os chamados.

O trote, além de por em risco o trabalho do Corpo de Bombeiros, também causam prejuízos. Para se ter uma ideia, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais registrou 2.704 deslocamentos para atendimento de ocorrência em que "nada constatado", ou seja, quando a corporação chega ao local e não encontra a ocorrência solicitada.

A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros informou que não tem como medir, mas destacou  que dentro dessas chamadas pode haver situações de trote, o que tornaria a situação ainda mais séria pois houve deslocamento de uma equipe.

Outro serviço que sofre com os trotes é o Samu. De acordo com técnicos do Ministério da Saúde, as falsas chamadas ocupam as linhas telefônicas sem necessidade, causando atrasos no serviço e fazendo com que um atendimento prioritário deixe de ser feito com a devida rapidez, podendo levar à morte de um paciente.

O maior número de trotes é feito por crianças. Em época de férias, as falsas chamadas aumentam ainda mais. Os pais devem orientar os filhos e ficar atentos para reduzir os transtornos causados pelos trotes.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Motorista embriagado bate em veículo parado, tenta fugir e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais