Tribunal Regional Eleitoral é unânime pela perda de mandato do vereador João Marra

Ele havia sido eleito a vereador pelo Patriota e se filiado ao PROS.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais -TRE/MG- cassou na tarde desta quarta-feira (15) o mandato do vereador João Batista de Oliveira, o João Marra. Os seis desembargadores votaram favoráveis à cassação. Ele havia sido eleito a vereador pelo Patriota, mas acabou se filiando ao PROS, o que é vedado pela legislação, salvo em algumas situações excepcionais. O suplente é o atual Secretário de Cultura, Ivan Rosa.

Luís Antero Ribeiro, advogado de João Marra, defendeu o vereador. Ele argumentou que houve discriminação pessoal, tendo João Marra sido ignorado algumas vezes, inclusive sobre a fusão do Patriota com o PTB, o que aconteceu. Ele também teve rejeição do partido na candidatura para deputado federal. Ainda, argumentou sobre o número significativo de votos do vereador, sendo um dos mais votados da história de Patos de Minas e pediu que fosse reconhecida a soberania popular.

Outra situação levantada é que o PROS e o Solidariedade também tiveram deferida no TSE a incorporação dos partidos, o que extinguiria a personalidade jurídica. Mas o desembargador relator Octávio Boccaline rejeitou o argumento, dizendo que a situação ainda não foi concretizada. Ele julgou procedente a ação, declarando a perda do mandato eletivo pela desfiliação sem justificativa. Os outros julgadores acompanharam o voto do relator.

O Patos Hoje entrou em contato com o vereador João Marra e aguarda um posicionamento. Também entramos em contato com Ivan Rosa, próximo suplente, e ele informou que só vai se manifestar quando finalizar todo o processo.



Últimas Notícias

PM Rodoviária inicia operação Pré-Carnaval 2026 com radares portáteis e etilômetros

Veja mais

Policiais sentem forte odor de maconha e encontram grande quantidade de drogas em residência

Veja mais

Princípio de incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros até estacionamento no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Flipatos 2026! Patos de Minas terá Festival Literário Internacional no segundo semestre deste ano

Veja mais

Devedor ostenta, mas diz não ter bens. Como receber? Doutor Brian esclarece o que diz a lei

Veja mais

Homem furta drogaria, é atropelado horas depois e acaba preso quando recebia atendimento no hospital

Veja mais