Tribunal de Justiça publica a criação de mais uma Vara Cível na Comarca de Patos de Minas

A notícia é motivo de comemoração, uma vez que irá desafogar o Judiciário Patense.

Depois de anos de espera, a Comarca de Patos de Minas finalmente poderá contar com mais uma Vara da Justiça. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais publicou nessa quinta-feira (04), a criança da 4ª Vara Cível da Comarca de Patos de Minas. A notícia é motivo de comemoração, uma vez que irá desafogar o Judiciário Patense.

Com apenas seis juízes para atender as demandas dos moradores de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté, a Comarca local está sobrecarregada. Há varas com até 10 mil processos aguardando para serem julgados. Há anos, o meio jurídico de Patos de Minas e a população patense vêm cobrando a criação de novas varas.

O Juiz da 1ª Vara Cível, José Humberto da Silveira, e o Presidente da 45ª Subseção da OAB, Itamar Fernandes, falaram da conquista. José Humberto destacou a publicação da resolução e informou que brevemente a 4ª Vara Cível da Comarca de Patos de Minas será instalada. A 3ª Vara veio recentemente com a redistribuição feita pelo Tribunal de Justiça.

O magistrado ressaltou que há um estrangulamento muito grande na comarca patense e que a morosidade do judiciário só vai mesmo se resolver com a instalação de novas varas. Há a intenção de se criar outra vara, no entanto esta não há previsão. José Humberto acredita que com a 4ª Vara já será suficiente para a prestação jurisdicional dos patenses.

Itamar Fernandes frisou que este é um passo para a melhora na prestação jurisdicional e destacou a atuação do Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Nelson Missias de Morais, que disse ter eleito Patos de Minas como projeto piloto de sua gestão. O desembargador tem forte ligação com a Capital do Milho e a expectativa de todos vem se confirmando.

O presidente da OAB destacou que toda a sociedade vai ganhar com esta conquista. Os processos cíveis são realmente a maior demanda do judiciário e todos os processos serão redistribuídos de forma equânime. “A reposta do judiciário deve ser de forma efetiva”, disse. Recentemente, também foi criada uma 2ª Vara Criminal, o que normalizou o andamento dos processos criminais, conseguindo mais agilidade.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais