Tribunal de Justiça de Minas Gerais inaugura novas instalações do Fórum de Unaí

Unidade do Cejusc é inaugurada em área que foi ampliada

A inauguração aconteceu na tarde dessa segunda-feira (13).

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, e a 3ª vice-presidente, desembargadora Mariângela Meyer, inauguraram, na tarde dessa segunda-feira (13), a ampliação de instalações do Fórum Professor Raimundo Cândido, da Comarca de Unaí.

Com essa ampliação, uma área de 410 m² foi destinada à implantação de uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadanias (Cejusc), também inaugurada. Na atual gestão, 46 obras foram iniciadas e cerca de 30 serão inauguradas, até junho deste ano.

Para o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, o município de Unaí é um marco de inovações e de desbravamento de novos espaços para o crescimento de Minas.

Segundo ele, é uma feliz coincidência o fato de o Fórum de Unaí ser o primeiro a ser contemplado, este ano, com as ampliações e inaugurações de fóruns que integram o Plano de Aceleração de Obras para abrigar o Poder Judiciário em nosso estado.

“Outra razão para nossa satisfação e orgulho, é ver o fórum ostentar, em sua fachada, o nome do professor Raimundo Cândido, um dos mais brilhantes homens do mundo jurídico brasileiro, pela honestidade intelectual e pela dedicação integral à defesa da prevalência das leis sobre o arbítrio”, destacou o presidente.

Ainda segundo Nelson Missias, “estamos também instalando o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que virá facilitar a busca da conciliação – uma das marcas de nossa gestão.”

Durante a solenidade, o presidente Nelson Missias anunciou a doação de um terreno, feita pelo prefeito municipal José Gomes Branquinho, para a construção de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) feminina, em Unaí. O presidente também visitou a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local.

Cejusc

De acordo com a desembargadora Mariângela Meyer, ao inaugurar o Cejusc, a Comarca de Unaí dá um novo passo em direção à solução de conflitos.

Segundo a magistrada, a conciliação e a mediação têm se revelado instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios. E sua adequada utilização tem reduzido a excessiva judicialização dos conflitos de interesses, a quantidade de recursos e de execução de sentenças.

A 3ª vice-presidente, desembargadora Mariangela Meyer disse que a conciliação e a mediação revelam-se mais e mais o caminho para a gestão pacífica dos conflitos

Compartilhando desse mesmo entendimento, o juiz diretor do Foro da Comarca de Unaí, Rafael Lopes Lorenzoni, considera os meios consensuais de solução de conflito o caminho a ser seguido como forma de equalizar lides sociais, e não apenas resolver processos judiciais.

“A paz social depende da disseminação da cultura de resolução não violenta e menos traumática de conflitos, tendo sempre como norte a satisfação dos usuários do sistema de Justiça”, afirma o diretor do foro.

A Comarca de Unaí, composta pelos municípios de Unaí e Cabeceira Grande, possui duas varas cíveis; uma vara criminal e da infância e juventude; uma vara de execuções penais e de precatórias criminais e uma unidade jurisdicional do Juizado Especial.

O Cejusc funcionará no mesmo endereço do fórum e terá como coordenadora a juíza Fernanda Laraia Rosa, que também responde pelo Juizado Especial da Comarca.

Desembargadores Alberto Diniz, Mariangela Meyer, Afrânio Vilela, Saldanha da Fonseca e Amauri Pinto Ferreira, com o presidente Nelson Missias; compuseram ainda a mesa de honra, o juiz diretor do Foro, Rafael Lorenzoni, a juíza coordenadora do Cejusc, Fernanda Laraia Rosa e o prefeito José Gomes Branquinho

Estiveram presentes, também, na solenidade, o 1º vice-presidente, desembargador Afrânio Vilela; o corregedor-geral de justiça, desembargador Saldanha da Fonseca; os desembargadores Amauri Pinto Ferreira, Alberto Diniz; o juiz Jair Francisco dos Santos, o engenheiro Marcelo Junqueira, autoridades locais, e operadores do Direito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG

Últimas Notícias

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Homem de 41 anos é assassinado a tiros no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais