Trânsito de Patos de Minas fez mais de 1.200 vítimas de ferimentos e mortes de janeiro a outubro
E esse número não leva em conta as vítimas socorridas pelo Corpo de Bombeiros.
Que o trânsito de Patos de Minas tem feito muitas vítimas não é novidade para ninguém, mas os números registrados nos 10 primeiros meses de 2024 são de impressionar. De acordo com dados do Samu, que faz a maioria dos resgates de feridos na cidade, de janeiro a outubro deste ano foram socorridas 1.267 vítimas de acidentes de trânsito. E esse número não leva em conta as vítimas socorridas pelo Corpo de Bombeiros.
O levantamento feito pela Samu Regional a pedido do Patos Hoje leva em conta os acidentes envolvendo carro com algum obstáculo, carro com carro, carro com moto, moto com moto, moto com bicicleta, queda de moto, queda de bicicleta e atropelamentos. A maioria dos acidentes com vítimas envolvem condutores e passageiros de motocicletas. Os jovens do sexo masculino, com idades entre 18 e 29 anos, são as principais vítimas.
A Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas recebeu o maior número de vítimas. Foram 920 feridos levados para receber atendimento médico no período. Os casos mais graves são encaminhados para o Hospital Regional Antônio Dias, que recebeu 216 vítimas no período de janeiro a outubro. Outros 55 pacientes foram para hospitais particulares, 10 para a UPA e existem outros 66 pacientes em que o destino não foi informado.
As vias de Patos de Minas com maior número de acidentes são a avenida J.K (60 acidentes), a rua Major Gote (51 acidentes), a avenida Fátima Porto (40 acidentes) e a avenida Marabá (40 acidentes). No período de janeiro a outubro, o mês de junho foi o que registrou o maior número de sinistros de trânsito. A falta de atenção, responsável por 492 acidentes, é apontada como a principal causa das batidas.
O lavamento feito pelo Samu não revela a gravidade dos feridos e nem a quantidade de mortes, que também tem números preocupantes.
A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Trânsito, tem feito alterações em diversas vias para melhorar o fluxo de veículos e a segurança das pessoas. As mudanças são feitas com base em um estudo realizado por uma empresa de consultoria especializada em trânsito. O órgão também iniciou uma campanha de conscientização dos usuários das vias públicas.