Trabalhadores Sem-terra impedem entrada de funcionários da Epamig e criam novo impasse

Há alguns dias os imóveis da Fazenda Experimental, que são tombados pelo patrimônio histórico foram invadidos pelos sem-terra.

Trabalhadores rurais sem-terra do MTST bloquearam a entrada para os funcionários.

Os servidores do Estado que trabalham na Fazenda Experimental da Epamig foram impedidos de entrar para o trabalho na manhã desta segunda-feira (18). Trabalhadores rurais sem-terra do MTST bloquearam a entrada para os funcionários e a Polícia Militar teve que ser acionada novamente no local.

A Fazenda Experimental da Epamig foi ocupada por trabalhadores rurais sem-terra em Janeiro do ano passado. Eles alegam que a propriedade é improdutiva e pedem a destinação dos cerca de 700 hectares para a reforma agrária. Há alguns dias os imóveis da Fazenda Experimental, que são tombados pelo patrimônio histórico foram invadidos pelos sem-terra.

Nessa segunda-feira (18), o movimento decidiu ir além, impedindo a entrada dos funcionários da Fazenda Experimental. Os cerca de 30 servidores que trabalham no local foram parados logo na entrada e tiveram que voltar para casa. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou equipes para o local para garantir a segurança dos funcionários e dos próprios sem-terra.

A Fazenda Experimental da Epamig está localizada na região de Sertãozinho, no município de Patos de Minas. De acordo com o gerente da unidade, Dimas Silva, existem diversos experimentos de feijão, trigo e algodão sendo realizados no local. Amostras deveriam ser colhidas nesta segunda-feira (18) e podem ser comprometidas, perdendo um ciclo inteiro de trabalho. De acordo com a gerência da Epamig também existem cerca de 80 animais em lactação que precisam ser ordenhados.

Depois de muita conversa com o comando da Polícia Militar, os trabalhadores rurais sem-terra decidiram permitir a entrada dos funcionários da Epamig para retomarem as atividades. O líder do Movimento pediu para que os sem-terra cuidassem das vacas, que segundo eles, algumas estão doentes e precisando de cuidados.

A invasão da Fazenda Experimental da Epamig em Patos de Minas está sendo analisada pela Justiça. A Empresa de Pesquisa do Governo de Minas aguarda o pedido de reintegração de posse para retomar as atividades.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais