Topógrafo atingido por tampa de caminhão basculante fica gravemente ferido

Ele foi atingido pela tampa de um caminhão basculante da Prefeitura quando tentava atravessar a avenida Joaquim Fubá, próximo à ponte do Rio Paranaíba.

Um acidente inusitado ocorrido na manhã desta quinta-feira (01) deixou um topógrafo de 34 anos gravemente ferido. Ele foi atingido pela tampa de um caminhão basculante da Prefeitura quando tentava atravessar a avenida Joaquim Fubá, próximo à ponte do Rio Paranaíba.

A Polícia Militar foi acionada e, quando chegou ao local, encontrou o trânsito bloqueado nos dois sentidos e uma ambulância do SAMU prestando os primeiros socorros ao topógrafo, que estava agitado e apresentava um corte na cabeça e diversas escoriações pelo corpo. Dada a gravidade da situação, ele foi rapidamente encaminhado para o Hospital Regional Antônio Dias Maciel, com suspeita de traumatismo cranioencefálico.

Testemunhas que presenciaram o acidente relataram aos militares que o caminhão, que seguia sentido à saída da cidade, teve a tampa da caçamba aberta ao passar por um quebra-molas localizado aproximadamente 50 metros antes da ponte. A tampa, que se abriu para o lado direito do veículo, permaneceu assim e colidiu violentamente contra o topógrafo, no momento em que ele atravessava a ponte a pé.

O condutor do caminhão, motorista da Prefeitura Municipal, alegou não ter percebido o acidente no momento. Em seu depoimento à Polícia Militar, ele informou que seguia para a zona rural para trabalhar e que, ao cruzar a ponte em baixa velocidade, ouviu um barulho, olhou nos retrovisores, mas não viu nada de anormal, seguindo seu trajeto.

Outro motorista da Prefeitura, que vinha logo atrás, confirmou que a tampa da caçamba do veículo conduzido por Marcelino se abriu no quebra-molas e permaneceu aberta até atingir o pedestre na ponte. Ele relatou ter buzinado diversas vezes para alertar o colega, mas só conseguiu alcançá-lo já na BR-365, onde o informou sobre o ocorrido. Ambos então retornaram ao local do acidente para aguardar a chegada da Polícia Militar.

O motorista informou ainda que a tampa da caçamba estava presa apenas por duas travas inferiores, pois as duas travas laterais estavam inoperantes. Segundo ele, o problema ocorreu no dia anterior (30/04/2025) durante o carregamento do veículo, causando um desalinhamento na lateral da caçamba. Questionado, o motorista admitiu não ter comunicado o dano aos seus superiores, alegando que o fato ocorreu no final do expediente e que hoje era feriado.

A Polícia Militar acompanhou a situação da vítima no Hospital Regional, confirmando a gravidade de seu estado de saúde. O topógrafo  identificado como Luciano Januário da Silva precisou ser transferido para a UTI.

Em nota, a Prefeitura lamentou o ocorrido e informou que está prestando toda assistência à vítima e sua família.

"A Prefeitura de Patos de Minas informa a ocorrência de uma fatalidade ocorrida nesta quinta-feira (01/05, envolvendo um caminhão da Secretaria de Obras Públicas, cuja tampa da carroceria se soltou e atingiu o pedestre Luciano Januário da Silva, morador de Nova Era - MG. Seu quadro de saúde infelizmente é grave.

Desde o primeiro momento, o prefeito Luís Eduardo Falcão e sua equipe, acompanham pessoalmente a família, com respeito e solidariedade, prestando toda assistência necessária.

Todas as providências estão sendo adotadas para apurar os detalhes do ocorrido.

A Prefeitura de Patos de Minas lamenta profundamente o ocorrido e reitera seu total apoio à vítima e família", concluiu.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais