Tiro de Guerra de Patos de Minas forma nova turma e ganha novo comandante

Várias autoridades civis e militares de Patos de Minas, familiares e amigos estiveram presentes.


Os atiradores desfilaram em marcha e prestaram compromisso de defender a pátria.
O Tiro de Guerra 04-013 encerrou as atividades de instrução de 2012 com uma solenidade de formatura dos atiradores. A cerimônia, que aconteceu no final da tarde dessa sexta-feira (23), ainda teve a mudança no comando. Várias autoridades civis e militares de Patos de Minas, familiares e amigos estiveram presentes.

A cerimônia encerrou as atividades da turma de atiradores do ano de 2012. Durante o evento, os soldados receberam certificados e diplomas de conclusão do serviço militar, além de brindes que foram oferecidos aos atiradores que se destacaram ao longo do ano. Eles também desfilaram em marcha e prestaram compromisso de defender a pátria.

O Tiro de Guerra é um órgão do Exército Brasileiro para formação de militares da reserva, possibilitando aos convocados prestar o serviço militar inicial nos municípios onde residem. Desse modo, os jovens convocados recebem instrução, conciliando-a com o trabalho e estudo. No Tiro de Guerra, o Atirador participa de atividades específicas das Forças Armadas.

O objetivo do TG é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. A formação do atirador é realizada com diversas matérias. Além de formar o jovem para a defesa da pátria, ensina também conteúdos relativos à saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente, criando responsabilidade.

A cerimônia de licenciamento dos atiradores da Única Turma de 2012, ainda teve a passagem de comando. O Sub Ten Clebson Rogério Vieira deixou o comando do Tiro de Guerra, que foi assumido pelo Sub Ten Fernando Marinho de Mello Netto Filho. Em seu discurso, ele contou que vai continuar o trabalho realizado pelo seu antecessor.

Depois da solenidade, os reservistas fizeram a maior festa e pagaram pela última vez as tradicionais flexões. A disciplina é uma das questões mais cobradas pelos instrutores e qualquer deslize é pago com alguma atividade física. E isso realmente marca. Além da amizade, do espírito de camaradagem e patriotismo, esse é um dos pontos que mais ficam gravados na vida dos atiradores.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais