Tempo seco aumenta doenças respiratórias e patenses lotam unidades de saúde

As doenças respiratórias aumentaram em até 60% o número de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento da avenida Marabá.


A sala de nebulização da UPA da avenida Marabá permanece lotada durante todo o dia.
Temperaturas acima de 30 graus, umidade do ar abaixo de 30%, poeira e fumaça de queimadas. Essas foram as condições enfrentadas pelos moradores do Alto Paranaíba nos últimos dias. Apesar da pequena melhora do tempo esta semana, os patenses ainda sofrem com as adversidades do tempo. As doenças respiratórias aumentaram em até 60% o número de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento da avenida Marabá.

A foto tirada do alto da cidade dá uma noção da qualidade do ar que os patenses estão respirando. Patos de Minas parece coberta por uma névoa branca que ataca principalmente o sistema respiratório da população. Na Unidade de Pronto Atendimento da avenida Marabá o número de atendimentos aumentou em mais de 60% nos últimos dias.

Com apenas dois meses e 20 dias de vida, o pequeno Gabriel já sofre com os efeitos do tempo seco. O garoto passou mal durante a noite e teve que ser levado para receber atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento. Lá a sala de nebulização permanece lotada durante todo o dia.

O tempo seco também provoca outros problemas de saúde. Irritação de garganta é outro problema enfrentado pelos pais. Só nessa noite foram 20 atendimentos na UPA de pessoas com esse tipo de problema. De acordo com Luiz Antônio da Silva, administrador da Unidade de Pronto Atendimento, 50 pessoas são atendidas diariamente com problemas respiratórios.

Para esta quarta-feira (14) a meteorologia prevê uma melhora no tempo. De acordo com o Climatempo a umidade relativa do ar em Patos de Minas vai variar entre 37% e 87% e a temperatura máxima não passará de 32 graus. O dia será de sol com muitas nuvens e probabilidade de chuva a qualquer hora.

Enquanto isso não acontece a recomendação dos médicos é para que as pessoas bebam muito líquido e evitem exercícios físicos nos horários mais quentes. À noite a recomendação é para que os moradores utilizem vasilhas com água e toalhas molhadas para melhorar a umidade relativa do ar.

Essa matéria foi sugestão de um leitor e você também pode participar e contribuir com as notícias que são veiculadas no Portal Patos Hoje. Caso você tenha alguma ideia sobre questões de interesse da sociedade envie para o email: patoshoje@patoshoje.com.br. Nossa equipe de jornalismo terá o prazer de publicar sua ideia, levando as informações para todos os leitores.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Mãe é presa por invadir casa e “furtar” criança do pai em Coromandel; entenda

Veja mais

Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é preso por furto de celulares em Patos de Minas

Veja mais

Obra da Copasa causa inúmeros transtornos e moradores cobram providências

Veja mais

Operação da Polícia Civil contra a pirataria digital apreende milhares de peças de TV Box em Araxá

Veja mais

Casal é preso por desacato e ameaça a enfermeira em unidade de saúde de Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais