Telhado do Cadeião ameaça desabar e moradores de rua tomam conta do lugar

A estrutura de 102 anos sofre com a ação do tempo.


O maior problema está no telhado, que já começa a ceder e pode desabar a qualquer momento.
O abandono ao prédio do antigo Cadeião pode estar comprometendo um dos mais importantes patrimônios históricos do município de Patos de Minas. A estrutura de 102 anos sofre com a ação do tempo. O maior problema está no telhado, que já começa a ceder e pode desabar a qualquer momento.

O Ministério Público abriu um inquérito civil público para investigar de quem é a responsabilidade pelo prédio do antigo Cadeião. A escritura está no nome do Estado de Minas Gerais, mas o Governo Mineiro não demonstra nenhum interesse em restaurar e preservar o local. O órgão também elaborou um laudo destacando a importância histórica do prédio.

De acordo com laudo do Ministério Público, o prédio do antigo Cadeião, que além de sede da Polícia Civil já abrigou a Câmara Municipal e o Fórum da Comarca, tem importância histórica e deve ser preservado. Na prática, no entanto, nenhum esforço tem sido visto para manter o imóvel em condições de uso.

Fechado há quase dois anos, o prédio do antigo Cadeião se transformou em abrigo para moradores de rua. Subir as escadas que dão acesso ao segundo andar é um teste para o estômago. O mau cheiro de urina é insuportável. A sujeira também toma conta do lugar. Há lixo espalhado por toda a parte.

O vão de entrada do segundo piso se transformou em dormitório. Se há um abandono por parte do poder público, os objetos presentes no local mostram que o prédio histórico não vai ficar vazio por muito tempo. As portas ainda permanecem fechadas, mas não é possível precisar por quando tempo.

Enquanto o Governo do Estado e Prefeitura permanecem inertes com relação ao assunto, o futuro do prédio do Antigo Cadeião permanece indefinido.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais