Técnicos do Iepha vistoriam Casa de Olegário Maciel para processo de tombamento estadual

Nesta semana, a Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) recebeu representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) para análise e inspeção do imóvel.

A Secretaria Municipal de Cultura de Patos de Minas está pleiteando o tombamento estadual da Casa de Olegário Maciel. Nesta semana, a Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) recebeu representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) para análise e inspeção do imóvel.

A Casa de Olegário Maciel, atual sede do Museu de Patos de Minas, já é tombada pelo município. Agora a Dimep busca o tombamento em âmbito estadual. Para o diretor Alessander Freitas, o reconhecimento e a proteção do bem pelo Estado trará notoriedade ao patrimônio cultural de Patos de Minas, além do aumento da pontuação no ICMS Patrimônio Cultural e, consequentemente, a reversão de mais recursos para investimento local.

Foram dois dias de reuniões com os técnicos, além de inspeções à casa e ao acervo da instituição. A partir desta inspeção, o historiador e analista da Gerência de Patrimônio Cultural Imaterial, Bruno Vinícius Leite de Morais, e a arquiteta da Gerência de Patrimônio Material, Ângela Dolabela Canfora, representantes do Iepha, produzirão o relatório técnico para a apreciação do instituto e do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) e decisão final.

Últimas Notícias

Motorista de aplicativo estrangeiro é detido por ato obsceno durante corrida em Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico no Alto da Colina e apreende maconha, cocaína, haxixe e ecstasy

Veja mais

Cadela pitbull com oito filhotes são resgatados abandonados, sem água ou comida, em Rio Paranaíba

Veja mais

Polícia Militar faz cerco na BR-365 e prende criminosos que praticaram assalto em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura entrega quadra revitalizada e coberta para os moradores do bairro Alto Limoeiro

Veja mais

Câmeras de segurança flagram furto em igreja e Polícia Militar prende autor em flagrante no Jardim Vitória

Veja mais