Técnicos do Iepha vistoriam Casa de Olegário Maciel para processo de tombamento estadual

Nesta semana, a Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) recebeu representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) para análise e inspeção do imóvel.

A Secretaria Municipal de Cultura de Patos de Minas está pleiteando o tombamento estadual da Casa de Olegário Maciel. Nesta semana, a Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep) recebeu representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) para análise e inspeção do imóvel.

A Casa de Olegário Maciel, atual sede do Museu de Patos de Minas, já é tombada pelo município. Agora a Dimep busca o tombamento em âmbito estadual. Para o diretor Alessander Freitas, o reconhecimento e a proteção do bem pelo Estado trará notoriedade ao patrimônio cultural de Patos de Minas, além do aumento da pontuação no ICMS Patrimônio Cultural e, consequentemente, a reversão de mais recursos para investimento local.

Foram dois dias de reuniões com os técnicos, além de inspeções à casa e ao acervo da instituição. A partir desta inspeção, o historiador e analista da Gerência de Patrimônio Cultural Imaterial, Bruno Vinícius Leite de Morais, e a arquiteta da Gerência de Patrimônio Material, Ângela Dolabela Canfora, representantes do Iepha, produzirão o relatório técnico para a apreciação do instituto e do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) e decisão final.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais